Pular para o conteúdo principal

MEMÓRIAS ARQUITETÔNICAS DE TRÊS CORAÇÕES


Arquitetura e história estão intimamente ligadas, sendo arquitetura o reflexo das características socioculturais de um lugar, em uma determinada época. Cidades mineiras como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina utilizam este aspecto histórico-arquitetônico preservado em benefício do turismo e da cultura, revertendo em renda e qualidade de vida para a própria cidade. A arquitetura histórica em Três Corações, no Sul de Minas, vem sofrendo constantes perdas, retrato da desvalorização dos aspectos históricos e da supervalorização de materiais e formas contemporâneas, o que tem levado a uma descaracterização da identidade cultural da cidade. Esta história escrita com tijolos e argamassa não está resguardada nem mesmo quando protegida por lei ou por tombamento, pois seus proprietários, na maioria das vezes, não veem com bons olhos tais iniciativas, vendo como empecilho para venda, reformas ou demolições, o que faz em muitos casos com que o imóvel perca valor.

Esta realidade é fato em Três Corações onde, em sua maioria, nem as autoridades, nem a população enxergam a importância estética, histórica ou econômica em tais edificações, o que tem levado a cidade a consumir sua arquitetura histórica presente principalmente no centro, em troca de estacionamentos ou novas edificações e tipologias de duvidoso valor. As descaracterizações por reformas, pinturas e mais constantes, os letreiros comerciais que desrespeitam os detalhes arquitetônicos, prezando apenas por anúncios cada vez maiores e berrantes, são alguns fatores comuns de ameaça ao patrimônio. Estas atitudes geram grande poluição visual, prejudicando a ambiência urbana que poderia ser de agradável convívio se devidamente valorizada.

O Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural de Três Corações (Conpahc-TC) vem motivando e focando neste sentido, devido ao reconhecimento que a arquitetura histórica na cidade tem real potencial cultural e vem sendo degradada constantemente, o que determina a urgência de ações que estimulem a preservação do patrimônio histórico da cidade. Em paralelo ao Conpahc-TC, foi criado um grupo de estudos, aberto a participação de todos os interessados, sobre o Patrimônio Histórico e Cultural de Três Corações, que vem se reunindo uma vez por semana, aprofundando nas questões patrimoniais e auxiliando em projetos e apresentações sobre o tema.
Álvaro Jatobá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...