Pular para o conteúdo principal

PARA ALENCAR E ITAMAR, DECISÃO DE AÉCIO PODE SER REVISTA


Dois dos principais líderes políticos de Minas, o vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva (PRB), e o ex-presidente da República Itamar Franco (PPS) deram interpretações diferentes para a desistência de Aécio Neves em levar adiante a pré-candidatura ao Palácio do Planalto. Cauteloso, José Alencar assinalou preferir aguardar os desdobramentos dos fatos para avaliar a nova conjuntura política. “Por enquanto não vejo decisão definitiva”, disse Alencar, em referência à carta que o governador mineiro entregou à direção nacional do PSDB. Já Itamar Franco, embora também sem considerar definitiva a decisão de Aécio, afirmou ser ela uma contribuição para a unidade tucana, o que, em sua opinião, lança grande responsabilidade para os líderes paulistas do PSDB. Para José Alencar, a política é dinâmica e ainda é cedo para se apontar os nomes que de fato concorrerão. “A política é muito dinâmica e as candidaturas só se definirão de fato mais para a frente”, disse Alencar. Ao desistir da pré-candidatura à Presidência, Aécio Neves aponta para o Senado, tornando a disputa ainda mais concorrida em Minas.


O próprio Alencar reiterou a disposição em disputar um cargo legislativo. Condicionou a decisão à cura do câncer. “Tudo está indo muito bem e os médicos estão colocando o verbo no passado: havia um câncer no passado”, disse o vice-presidente. “Se Deus me curar poderei levar o meu nome, sim”, acrescenta ele, que vem sendo insistentemente procurado por apoiadores para que concorra no ano que vem ao Senado. Entretanto, Alencar evitou se comprometer com o cargo que disputará. “Confesso que gostaria de disputar uma candidatura para o Legislativo, e não para o Executivo. Ou o Senado ou a Câmara. Sou um homem simples”, disse, não sem antes acrescentar que discutirá com o presidente Lula antes de qualquer decisão. “Sou vice-presidente graças à eleição do Lula.

Não quero tomar nenhuma decisão em Minas antes de trocar ideia com Lula, porque existe o projeto nacional, que obviamente é presidido por ele”.  Uma das vozes mais ativas em defesa da candidatura de Aécio Neves à Presidência da República em 2010, Itamar Franco disse, em Juiz de Fora, que compreende o sentido do gesto do governador mineiro. Segundo ele, a estratégia de José Serra, de só definir em março o candidato tucano ao Palácio do Planalto, é de alto risco. “Ele está atrasando o partido. Por isso, entendo a atitude do governador”, assinalou.
com Bertha Maakaroun e Ricardo Beghini, do Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...