Pular para o conteúdo principal

SEM PODER MULTAR, FISCAIS DA BH TRANS TEMEM DEMISSÃO


Cerca de 130 fiscais da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), temerosos de perder o emprego depois que a empresa foi proibida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) de autuar motoristas infratores, pediram ontem em audiência pública na Câmara Municipal que a prefeitura crie algum artifício que devolva à empresa o poder de policiamento. Para o presidente do sindicato dos empregados da BHTrans, Gilberto Pires, a atuação dos fiscais ficou muito limitada desde 10 de dezembro, quando a empresa foi proibida de multar. "Se perdermos o poder de polícia, o que vai ser feito dos 1.200 funcionários da empresa?", questionou. A prefeitura entrou com recurso contra a decisão do STJ no dia 14 de dezembro, que só deverá ser apreciado no início de fevereiro. Enquanto isso, a aplicação de multas está restrita à Polícia Militar.

Uma das soluções apontadas pelo sindicato e pelo Ministério Público Estadual para acabar com o impasse é transformar a BHTrans em uma autarquia municipal, com competência para realizar o policiamento. Hoje existe uma proposta do vereador Paulinho Motorista (PSL) para criar a autarquia. No entanto, somente o Executivo pode propor um projeto desse tipo, mas não existe nenhum projeto do tipo. A BHTrans espera reverter a decisão do STJ. O diretor de administração e finanças da BHTrans, Ben-Hur Silva, garantiu que não haverá demissões.

Ele ressaltou que o papel dos agentes não é apenas o de multar, mas também o de orientar o trânsito. Segundo o major Roberto Lemos, comandante do Batalhão de Trânsito, os 495 militares empenhados na fiscalização têm aplicado 580 multas por dia, desde que a BHTrans foi proibida de autuar. A empresa, de economia mista, tem 98% dos seus recursos provenientes da prefeitura. Outros 2% vêm da Empresa de Informática e Informação de Belo Horizonte (Prodabel) e da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...