Pular para o conteúdo principal

TROTES CHEGAM A 20% EM BARBACENA

Nos dias de hoje dificilmente encontraremos alguma pessoa que nunca precisou dos serviços da Polícia Militar através do telefone 190. Desde uma simples orientação até um pedido de socorro na ocorrência de um desastre, a linha telefônica de emergência da Corporação está disponível a toda a comunidade, dia e noite, gratuitamente. Por sua vez, os usuários também colaboram com a Polícia Militar na medida em que revelam informações sobre a ocorrência de delitos e a localização de criminosos, tornando-se o ponto de partida para inúmeras prisões em flagrante. O sistema de atendimento 190 permite também reposicionar as estratégias de combate à criminalidade, visto que muitas ligações ajudam a mapear os focos de insegurança nos bairros.

Não obstante tanta utilidade, o telefone 190 sempre foi alvo dos trotes telefônicos, uma brincadeira irresponsável e, sobretudo criminosa, que dificulta o trabalho policial, desperdiça tempo e dinheiro público, e prejudica a população. Aliás, a população é a parte mais afetada com os trotes, pois uma viatura despachada para uma ocorrência inexistente deixa de prestar atendimento a quem realmente precisa. As conseqüências são graves e de repente alguém da família daquela pessoa que está passando um trote, pode estar precisando da ação da policia que passa necessariamente pelo 190. “Estamos 24 horas de plantão e dispostos a servir da melhor maneira a população, e quando recebemos um trote ficamos preocupado pois naquele momento alguém pode estar precisando dos serviços da Policia Militar” alerta o 2º Sargento Carlos Eduardo Costa do Centro de Operações da Policia Militar (Copom) unidade do 9º Batalhão.

“Do nosso desempenho depende uma ação rápida das viaturas e, portanto somos treinados para oferecer a população um serviço de qualidade” alertam o cabo Jadir Joaquim de Souza e o soldado Tarley José de Souza que classificam o “Trote” um desrespeito ao cidadão de bem que precisa de um retorno imediato da PM. O coordenador do Copom e chefe do Serviço de Comunicação do 9º Batalhão, capitão Marcelo Reis, lembra que o individuo pego passando “Trote” para a PM ou órgãos similares, está sujeito a uma pena que varia de 6 meses a 1 anos de reclusão. O militar ainda alerta que hoje a tecnologia a serviço da comunicação pode rastrear esta brincadeira maldosa e inconseqüente. Atualmente 20 militares exercem suas atividades no Copom em sistema de revezamento e atendem mais de 720 ligações por dia. Destas ligações, mais de 20% são trotes.
Luiz Lúcio e Carlos Alberto Júnior, Barbacena News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...