Pular para o conteúdo principal

ANDRADINHA QUER BIBLIOTECA EM TODAS AS ESCOLAS

“Com esse projeto o livro ‘sobreviverá’”, afirma Bonifácio Andrada

As Comissões de Constituição e Justiça e de Educação e Cultura aprovaram o relatório do deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB) ao projeto de Lei número 1.831/2003, que universaliza as bibliotecas escolares e seu acervo mínimo de livros. Agora, a proposição segue para análise e votação no Senado. O parlamentar mineiro acredita que a função destas bibliotecas será a de transmitir “o conhecimento atualizado” e contribuir para a formação intelectual e profissional dos estudantes, condizente com um mundo em constante transformação. “Esta lei, reforça a política educacional do atual governo no que diz respeito à Política Nacional do Livro Didático quando ela diz que cabe ao Executivo criar programas anuais para a manutenção e atualização do acervo de bibliotecas públicas, universitárias e escolares, inclusive livros em Braille. O que acrescentamos foi a responsabilidade do Executivo em manter e atualizar o acervo das bibliotecas escolares”, afirmou Andradinha.

Livro, papel social
Para o parlamentar mineiro o principal objetivo do projeto é a atualização e reposição de títulos nas bibliotecas já existentes na rede pública,e a implantação onde ainda não houver biblioteca. “Muitas vezes, alunos e professores dispõem apenas do material didático, o que limita consideravelmente a construção do conhecimento”, observa Andradinha. O texto do deputado mineiro diz que o processo de ensino-aprendizado não pode prescindir do livro, quaisquer que sejam as modalidades ou os níveis de ensino. Além do papel social de transmitir o conhecimento, por ser um “arquivo historicamente construído pela humanidade”, o livro deverá sobreviver na era tecnológica, mesmo diante de novos suportes, tecnologias e da realidade da educação a distância. “O livro jamais deixará de cumprir o seu papel na difusão do conhecimento, razão pela qual bibliotecas são indispensáveis às atividades de ensino e pesquisa, e como suportes da memória”.

A biblioteca dentro da escola
Para a bibliotecária Karen Oliveira, o projeto vem para valorizar ainda mais o ensino nas escolas. “É muito importante que cada escola tenha sua biblioteca, com um espaço organizado e livros que além de cumprir o currículo escolar, possam também viciar os alunos pelo gosto da leitura”, disse a bibliotecária empolgada com o projeto. Para ela, quando se tem um bom espaço em uma escola os alunos se sentem atraídos pelo simples fato de terem livros novos e atuais. “Com um acervo de qualidade, a biblioteca colocada à disposição de professores e alunos, enriquece o processo de ensino-aprendizagem, atraindo o usuário para a leitura, e a dinâmica de ensinar e aprender se torna mais atraente”, finalizou Karen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...