Pular para o conteúdo principal

RECUPERAÇÃO DE TRECHO EM SP VAI LEVAR 5 ANOS

Autopista agora investe na reposição de asfalto ruim; não há previsão para estacionamento de caminhões

A concessionária Autopista Régis Bittencourt estima em cinco anos o prazo para que o trecho paulista da BR-116 seja completamente recuperado. Até lá, afirma que será intensificada a restauração do pavimento com fresagem (retirada e reposição da camada avariada). Não há previsão de instalação de estacionamentos para caminhões. Sobre os problemas no asfalto, causados principalmente pelos serviços de tapa-buraco, a Autopista afirma que, com a fresagem, tem evitado esse tipo de operação. Os motoristas afirmam que os remendos causam trepidação dos veículos. "Os serviços de restauração inevitavelmente causam mais retenção no tráfego do que os de tapa-buracos, mas resultam em melhor qualidade do pavimento", afirma a empresa. Diz ainda que o tráfego pesado - 70% de caminhões e carretas - causa prejuízo aos trechos que ainda não foram recuperados.

Bases. Questionada a respeito da falta de bases de apoio a motoristas, a concessionária diz que o contrato de concessão com o governo federal não determina que a empresa construa essas paradas ao longo da estrada. A Autopista informa que tem dez bases operacionais - seis delas anexas aos pedágios. A concessionária informou que os problemas de segurança na estrada competem à Polícia Rodoviária Federal. Motoristas relatam casos de saques após acidentes e assaltos. Há ainda o problema do comércio irregular às margens da rodovia. Sobre a falta de passarelas para pedestres em áreas urbanas cortadas pela Régis, a Autopista afirmou que está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano a construção de duas passarelas, uma na altura de Jacutinga e outra em Cajati.

Fernão. A Autopista Fernão Dias, do grupo OHL, realiza um trabalho concentrado e pretende liberar em até seis meses a pista no sentido São Paulo-Belo Horizonte, interditada na altura de Mairiporã. A concessionária informou que nos outros pontos de interdição parcial, no km 60,2 e no km 63,8, ambos no sentido Belo Horizonte, são realizados serviços de recomposição do pavimento e obras de contenção. Esses locais estão com interdição da terceira faixa e acostamento devidamente sinalizados. Os serviços devem ser concluídos em 150 dias. O valor baixo do pedágio, segundo a empresa, não influencia os investimentos na manutenção e recuperação da estrada.
por José Maria Tomazela, de O Estado de São Paulo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...