Pular para o conteúdo principal

ANDRADAS: IMPÉRIO GANHA NOVO FÔLEGO

Política se aprende em casa. Pelo menos para os Andradas é assim. Há praticamente dois séculos o clã participa ativamente da vida pública brasileira. Quem começou a linhagem política da dinastia foi José Bonifácio de Andrada e Silva, o “Patriarca da Independência”, assim conhecido por sua participação ativa nas negociações para a emancipação política do país. Depois dele, muitos Andradas se seguiram. No Congresso Nacional, há120 anos seguidos, a família tem representantes. Mas a continuidade do recorde está em risco. Na eleição do ano passado, o mineiro Bonifácio Andrada (PSDB), membro da sexta geração da família, ficou apenas como segundo suplente para a Câmara dos Deputados.

Outra tradicional liderança beneficiada com o afastamento dos titulares para ocupar postos no Governo de Minas é o deputado federal Bonifácio Andrada (PSDB), que está na Câmara desde 1979, mas não conseguiu se reeleger no ano passado. Ele entra na vaga aberta com a saída do deputado Nárcio Rodrigues (PSDB), que assumiu a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. A permanência de Andrada na Câmara era considerada certa desde a oficialização dos resultados, dada a força da família na política mineira. Nos bastidores, o comentário era de que o deputado não ficaria sem o cargo. Mesmo que a Justiça decida que a convocação dos suplentes seja feita pelo critério partidário, Andrada continua no cargo já que é o segundo suplente da coligação.


Bonifácio de Andrada não é o único da família a protagonizar a vida política. O deputado estadual Lafayette de Andrada (PSDB), reeleito para Assembleia Legislativa, assumiu a Secretaria de Estado de Defesa Social, e Antônio Carlos de Andrada foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado. Ambos são filhos de Bonifácio de Andrada. Martim Andrada (PSDB), ex-prefeito de Barbacena também será mantido no cargo de presidente da Prominas. A tradição dos Andradas na política remonta ao período colonial. Bonifácio de Andrada pertence à mesma família de José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como o patriarca da independência, pelo papel desempenhado na emancipação política do Brasil, como tutor de D. Pedro I. De lá para cá, a presença da família no parlamento e em outros cargos públicos já se estende por cinco gerações.

Tradição que se renova
Entre vereadores, prefeitos, deputados, ministros, senadores e governadores, os Andradas já tiveram 21 políticos na família. O clã acompanhou as mudanças partidárias. No Império, eram liberais. Na República Velha, republicanos. Após a Revolução de 1930, foram UDN. Na ditadura, Arena. Hoje, são tucanos. Durante todo esse período, uma regra se manteve: sair da vida e entrar para os livros de história do Brasil.

A família é recheada de grandes nomes. O Bonifácio que hoje corre o risco de ficar sem cargo é sobrinho-neto de Antônio Carlos, ex-governador de Minas. Em 1930, Antônio Carlos rompeu com a política do Café com Leite, que revezava mineiros e paulistas na Presidência do país, e foi peça-chave na ascensão de Getúlio Vargas. Antônio Carlos era neto de Martim Francisco, presidente da Câmara dos Deputados e ministro da Fazenda no Império. Martim era filho de José Bonifácio, o Patriarca da Independência.

Filho do deputado Bonifácio de Andrada, Lafayette Andrada é deputado estadual em Minas e deverá ser o próximo integrante do clã a tentar vaga no Congresso. “Quando eu era criança, em Barbacena, meu pai era deputado, meu tio era prefeito. Quando me dei conta, não tinha mais volta”, diz. Ele não parece preocupado com a situação do pai e acredita em um jeitinho. “Eles gostam muito dele por lá. É muita tradição”, diz, aos risos.
com Revista Época  e Jornal Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...