Pular para o conteúdo principal

ILTC INVESTE EM NOVA FÁBRICA EM JF

Em 2010, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) deu continuidade às obras de revitalização do núcleo industrial do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, na Zona da Mata, cuja inauguração está prevista para abril de 2011. Com toda a parte estrutural da reforma completada, o ILCT iniciou a aquisição de novos equipamentos que darão suporte para que a fábrica atinja capacidade máxima de produção, processando cerca de oito mil litros de leite/dia.

Com recursos de R$ 944 mil, estão sendo adquiridos cerca de 40 itens, entre compressor de ar comprimido, fermenteiras, tachos e tanques de salga de queijo. A verba contempla ainda a manutenção das caldeiras, recuperação da separadora centrífuga, do pasteurizador, dos tanques em aço inox e de demais equipamentos. O serviço de instalação do material inox - tubulações e conexões para transportar leite, creme e soro, além de bombas sanitárias e uma unidade de limpeza CIP (clean in place), com sistema auto-limpante - será executado no início de 2011. O laboratório de controle de qualidade, um dos principais setores da fábrica, é um dos contemplados com novos equipamentos e terá condições apropriadas para realizar análises físico-químicas e microbiológicas dos produtos. A previsão é de que até fevereiro todos os equipamentos estejam instalados.

Com o término da fase de instalação de equipamentos, o prédio, que foi construído para abrigar um presídio e há 75 anos funciona como fábrica de laticínios, passará a contar com espaços adequados para a realização de pesquisas na área de lácteos, fabricação de produtos e manutenção do Curso Técnico em Leite e Derivados, com salas específicas para aulas e três laboratórios de Tecnologia e Desenvolvimento de Produtos. Na primeira etapa da obra, concluída no final de 2008, foi implantada a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), com capacidade para cerca de 50 mil litros de efluentes/dia, que será responsável por tratar todo o esgoto produzido de forma intermitente, atendendo a deliberação normativa do Copam 010/86.
da Agência Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...