Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE ASSUME SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL


Para o sociólogo Caíque Albuquerque, chefe de Gabinete do novo secretário e seu companheiro de trabalho há dez anos, Lafayette Andrada é, sobretudo um “estudioso”, além de ter um perfil dinâmico e conciliador

Assinando o termo de posse na secretaria
O novo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB), assumiu o cargo durante uma cerimônia rápida e informal, na tarde desta segunda-feira, 3. O ex-secretário Moacyr Lobato de Campos Filho fez a transmissão do cargo e assumiu a Controladoria Geral do Estado. A solenidade, realizada no prédio Minas da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Vieira de Souza, do chefe da Polícia Civil, delegado-geral Jairo Lellis Filho, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo, do deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), entre outras autoridades e servidores.

Em seu pronunciamento, o novo secretário disse ter recebido “com surpresa” o convite do governador Antonio Anastasia para assumir a pasta. Ele alega que aceitou o desafio com “tranquilidade”, devido à confiança que tem na equipe que compõe a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), cujo trabalho levou Minas Gerais a ser hoje uma referência na área de segurança pública. “Isso se deve ao excelente corpo técnico desta secretaria. O governador, ao me convocar, lembrou que, desde a antiguidade, segurança, saúde e educação, constituem a espinha dorsal de qualquer governo. Nosso desafio é continuar fazendo com que Minas Gerais mantenha os bons indicadores dos últimos anos. Tenham em mim, um colega, trabalhador empenhado”, declarou.

Entre as prioridades citadas pelo novo secretário consta a continuidade de assunção das cadeias sob custódia da Polícia Civil, a integração das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, a prevenção à criminalidade nas áreas de grande vulnerabilidade social e a intensificação das ações de combate ao crack. “É uma pasta importante, sem dúvida. É uma honra ter sido indicado pelo governador para assumir justamente a pasta de Defesa Social, cujo arcabouço foi desenhado por ele próprio, quando assumiu esta Secretaria no primeiro Governo Aécio Neves”.

Trajetória
Lafayette Andrada tem 44 anos, é casado com Luciana Pires Amaral de Andrada e é pai de Lafayette Bonifácio Amaral de Andrada, de 16 anos, e Doorgal Lafayette Amaral de Andrada, de cinco. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorando em Direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora (Argentina). Estudou Agronomia na Universidade Federal de Lavras (Ufla) e é secretário-geral do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Minas Gerais. Ele foi Técnico do Ibama; membro do Instituto Mineiro de Direito Constitucional; membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; superintendente de Assuntos Municipais do Governo Aécio Neves (2005/06); secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barbacena, no Campo das Vertentes; vereador em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Lavras, no Sul de Minas.

Para o sociólogo Caíque Albuquerque, chefe de Gabinete do novo secretário e seu companheiro de trabalho há dez anos, Lafayette Andrada é, sobretudo um “estudioso”, além de ter um perfil dinâmico e conciliador. “Em situações de conflito, ele sempre chama as partes envolvidas para conversar. Gosta de ouvir o que têm a dizer antes de se posicionar”.

O ex-secretário Moacyr Lobato lembrou, durante a cerimônia de transmissão do cargo, de uma situação problemática ocorrida em Barbacena, que o então deputado Lafayette Andrada, com a colaboração de servidores da secretaria e da Assembleia Legislativa, ajudou a resolver. “Relembro este caso para registrar de modo enfático a presença constante, a solidariedade e a liderança de Lafayette Andrada que, ao lado de outros deputados, sempre foi um dos grandes colaboradores da Seds. Hoje temos um secretário jovem, com uma enorme capacidade de liderança e aglutinação e que, por certo, levará a tarefa, que é complexa, da maneira mais competente possível”.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...