Pular para o conteúdo principal

LAFAYETTE ASSUME SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL


Para o sociólogo Caíque Albuquerque, chefe de Gabinete do novo secretário e seu companheiro de trabalho há dez anos, Lafayette Andrada é, sobretudo um “estudioso”, além de ter um perfil dinâmico e conciliador

Assinando o termo de posse na secretaria
O novo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB), assumiu o cargo durante uma cerimônia rápida e informal, na tarde desta segunda-feira, 3. O ex-secretário Moacyr Lobato de Campos Filho fez a transmissão do cargo e assumiu a Controladoria Geral do Estado. A solenidade, realizada no prédio Minas da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Vieira de Souza, do chefe da Polícia Civil, delegado-geral Jairo Lellis Filho, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo, do deputado federal Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), entre outras autoridades e servidores.

Em seu pronunciamento, o novo secretário disse ter recebido “com surpresa” o convite do governador Antonio Anastasia para assumir a pasta. Ele alega que aceitou o desafio com “tranquilidade”, devido à confiança que tem na equipe que compõe a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), cujo trabalho levou Minas Gerais a ser hoje uma referência na área de segurança pública. “Isso se deve ao excelente corpo técnico desta secretaria. O governador, ao me convocar, lembrou que, desde a antiguidade, segurança, saúde e educação, constituem a espinha dorsal de qualquer governo. Nosso desafio é continuar fazendo com que Minas Gerais mantenha os bons indicadores dos últimos anos. Tenham em mim, um colega, trabalhador empenhado”, declarou.

Entre as prioridades citadas pelo novo secretário consta a continuidade de assunção das cadeias sob custódia da Polícia Civil, a integração das polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros, a prevenção à criminalidade nas áreas de grande vulnerabilidade social e a intensificação das ações de combate ao crack. “É uma pasta importante, sem dúvida. É uma honra ter sido indicado pelo governador para assumir justamente a pasta de Defesa Social, cujo arcabouço foi desenhado por ele próprio, quando assumiu esta Secretaria no primeiro Governo Aécio Neves”.

Trajetória
Lafayette Andrada tem 44 anos, é casado com Luciana Pires Amaral de Andrada e é pai de Lafayette Bonifácio Amaral de Andrada, de 16 anos, e Doorgal Lafayette Amaral de Andrada, de cinco. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e doutorando em Direito pela Universidad Nacional de Lomas de Zamora (Argentina). Estudou Agronomia na Universidade Federal de Lavras (Ufla) e é secretário-geral do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Minas Gerais. Ele foi Técnico do Ibama; membro do Instituto Mineiro de Direito Constitucional; membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; superintendente de Assuntos Municipais do Governo Aécio Neves (2005/06); secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barbacena, no Campo das Vertentes; vereador em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e Lavras, no Sul de Minas.

Para o sociólogo Caíque Albuquerque, chefe de Gabinete do novo secretário e seu companheiro de trabalho há dez anos, Lafayette Andrada é, sobretudo um “estudioso”, além de ter um perfil dinâmico e conciliador. “Em situações de conflito, ele sempre chama as partes envolvidas para conversar. Gosta de ouvir o que têm a dizer antes de se posicionar”.

O ex-secretário Moacyr Lobato lembrou, durante a cerimônia de transmissão do cargo, de uma situação problemática ocorrida em Barbacena, que o então deputado Lafayette Andrada, com a colaboração de servidores da secretaria e da Assembleia Legislativa, ajudou a resolver. “Relembro este caso para registrar de modo enfático a presença constante, a solidariedade e a liderança de Lafayette Andrada que, ao lado de outros deputados, sempre foi um dos grandes colaboradores da Seds. Hoje temos um secretário jovem, com uma enorme capacidade de liderança e aglutinação e que, por certo, levará a tarefa, que é complexa, da maneira mais competente possível”.
com assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...