Pular para o conteúdo principal

MORRE UM LAVRENSE ILUSTRE

O corpo de José Maurício de Andrade foi cremado em Itapecerica da Serra (SP), no cemitério Horto da Paz
Morreu um filho ilustre de Lavras, no Sul de Minas. José Maurício de Andrade foi deputado estadual por Minas Gerais, por dois mandatos (1947-1950 e 1951-1954) e federal por três legislaturas (1955-1959, 1960-1964 e 1965-1969), e teve sua trajetória política associada à história de Juscelino Kubitschek, que conheceu ainda no "front" entre mineiros e paulistas durante a Revolução Constitucionalista de 1932. O político nasceu em Lavras em 22 de fevereiro de 1913 (já que Arcos, município em que a família residia, não havia médico na época). Seu pai, Donato de Andrade, foi deputado estadual em Minas de 1919 a 1922, e sua mãe, Laura Sales Botelho de Andrade, era sobrinha do ex-governador de Minas Francisco Salles.

José Maurício era irmão de Gabriel e Roberto Andrade (já falecido), donos da Construtora Andrade Gutierrez. Em 1947, elegeu-se deputado à Assembléia Constituinte de Minas Gerais pelo PSD. Apoiou e trabalhou para a eleição de JK como governador de Minas Gerais em 1950, e se tornou líder do Executivo na Assembléia Legislativa. Acompanhando a trajetória de Juscelino, elegeu-se deputado federal quando JK chegou à Presidência da República.

Depois de abandonar a política federal após o AI-5, participou ativamente das duas gestões de sua esposa, Hilda Borges de Andrade, à frente da prefeitura de Arcos (1989-1992 e 1997-2000). Filha do médico Eduardo Borges da Costa, fundador da Faculdade de Medicina da UFMG, Hilda sempre fez parte da alta sociedade de Belo Horizonte. Ela foi a prefeita mais idosa eleita no Brasil na época de sua eleição, com 82 anos.

O corpo de José Maurício de Andrade foi cremado em Itapecerica da Serra (SP), no cemitério Horto da Paz às 17h00 desta quinta-feira, 13. Ele estava internado no Hospital Beneficiência Portuguesa, em São Paulo. Segundo funcionário da Fazenda Calciolândia, José Maurício precisou passar por uma cirurgia e não resistiu. De acordo com a assessoria da Andrade Gutierrez, ainda não foi repassado para a empresa o motivo da morte de José Maurício de Andrade.
do portal Noh!
enviado especial a Itapecerica da Serra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...