Uma realidade tem se tornado comum em muitos hospitais e unidades de pronto atendimento no Sul de Minas. Faltam médicos especialistas em determinadas áreas, principalmente a pediatria. A grande demanda de trabalho, os baixos salários e a busca por outras especializações são alguns dos motivos. Para atender aos pacientes, muitos profissionais acumulam plantões.
No Hospital Bom Pastor, em Varginha, por exemplo, o quadro ideal de pediatras são 14 médicos plantonistas, mas atualmente são apenas sete. Hoje há três vagas para contratação imediata. Por causa da dificuldade, o hospital fez até um reajuste no valor pago pelos plantões. O médico recebe R$ 900 por 12 horas de trabalho. Antes, o profissional ganhava R$ 700 em média.
No Hospital São Sebastião, em Três Corações, a falta de médicos plantonistas é observada em várias especialidades. Para não comprometer o atendimento, os profissionais também acumulam plantões. Segundo o coordenador do curso de medicina da Unifenas, o que afasta os médicos do trabalho nas unidades públicas de atendimento é a grande demanda de trabalho e a baixa remuneração.
da EPTV Sul de Minas
Comentários