Pular para o conteúdo principal

SIDINHO É CONDENADO POR COMPRA DE VOTOS

A compra de votos teria acontecido através de distribuição de "vales" de cargas de cascalho e areia para eleitores, durante as eleições de 2008
Saiu a sentença, no dia 25 de janeiro, em 1ª instância, dos envolvidos, denunciados pela Associação dos Movimentos Sociais Moradores e Amigos de São João del-Rei (AMMAS Del-Rei) ao Ministério Público, devido à captação ilícita de votos em São João del-Rei. Foram condenados o ex-prefeito Sidney Antônio de Souza, conhecido Sidinho; o ex-presidente da Câmara Municipal, Maurílio de Caxias Chafy Hallak, o Bolão; a atual vereadora Rosina do Pilar Nascimento, a Rosinha do Motataxi; os candidatos Sebastião Roberto de Carvalho e Hélio do Carmo Almeida.

A compra de votos teria acontecido através de distribuição de "vales" de cargas de cascalho e areia para eleitores, durante as eleições de 2008. Os materiais eram adquiridos pelo município e transportados em caminhões da Prefeitura ou contratados, pelo então prefeito, para tal fim. Condenados pelo juiz de Direito Hélio Martins Costa nas sanções previstas no art. 123, II e III da Lei 8429/92, os políticos receberam as seguintes punições: suspensão dos direitos políticos por três anos; ressarcimento integral dos valores gastos para transporte e aquisição de cargas de areia e cascalho doadas a eleitores, além de multa civil relativa ao cargo ocupado e aos ganhos equivalentes a cada um dos acusados.

Procurada pelo Folha das Vertentes, a vereadora Rosinha do Mototaxi não quis comentar o acontecido. O ex-prefeito Sidinho e o ex-vereador Bolão não foram encontrados para dar entrevista, sendo que foi informado, no Depósito Ferrotaco, que Sidinho estaria viajando. Sebastião Roberto e Hélio do Carmo não foram localizados para se posicionarem diante dos fatos. Ainda não se sabe, também, se os acusados recorrerão à sentença.

Opinião
O presidente da AMMAS Del-Rei e colaborador direto no processo, Air Resende, comentou que, com essa sentença, “espera que mais pessoas somem à luta pelo cumprimento da democracia, para que as eleições em São João del-Rei sejam eleições de verdade”. E acrescentou: “É um estímulo para continuarmos acompanhando e verificando o processo na cidade, dentro e fora do período eleitoral”.
da Folha das Vertentes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...