![]() |
Consumidor varginhense é mais ativo e preocupado com seus direitos |
No “Dia Mundial do Consumidor”, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Varginha (Aciv) e o Sindicato do Comércio Varejista de Varginha (Sindvar) buscam a opinião de especialistas para avaliar o cliente varginhense. Profissionais ligados às áreas de vendas e comércio da cidade responderam sobre as principais características do consumidor de nossa cidade. Para o professor universitário das disciplinas de Administração e Contabilidade, Fábio Carvalho, o comportamento do consumidor sofreu alterações com o advento das vendas pela internet, principalmente no que diz respeito ao comparativo de preços.
“Hoje ninguém vai a uma loja comprar um produto sem saber o valor de mercado dele. Esse dado é comparado de forma nacional, não mais local como antigamente. Então a questão de preço não é mais um diferencial na escolha do estabelecimento de compra”, afirma. Fábio completa que o segundo e mais forte quesito na análise do consumidor é a questão do atendimento. “Outro fator que não podemos desconsiderar é o atendimento de forma geral, envolvendo desde as possibilidades de crédito que o comércio ou prestação de serviços oferece até o tratamento pessoa a pessoa. Todo o relacionamento da empresa/cliente é considerado neste momento”.
Varginha também é considerada uma das cidades com maior evolução no comércio de varejo da região. Nesse segmento o professor acrescenta que há um comportamento mais especifico do consumidor, com potencial mais analítico e cuidadoso. “Temos com essa percepção a ideia de que o comércio vem crescendo. Pois o consumidor se desenvolve a partir da intenção do comércio, se este está mais consciente e questionador é prova que o comércio está se profissionalizando mais”, explica o presidente da Aciv, Sr. Aloysio Ribeiro de Almeida.
do Varginha Online
Comentários