Pular para o conteúdo principal

ACORDO JUDICIAL GARANTE DIREITOS DE CONCURSADOS

O Ministério Público Federal (MPF) em Pouso Alegre firmou acordo judicial com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSuldeMinas) e encerrou a Ação Civil Pública n. 1741-77.2010.4.01.3810 ajuizada em abril do ano passado com o objetivo de impedir a preterição ilegal de candidatos aprovados em concursos realizados em 2009. O IFSuldeMinas havia aberto novos editais, no início de 2010, quando ainda havia candidatos aprovados em concursos pré-existentes e válidos. O problema é que, conforme lembrou o procurador da República José Lucas Kalil à época do ajuizamento da ação, "somente é possível abrir novo concurso, no prazo de outro concurso ainda válido, se não houver mais nenhum candidato, aprovado no anterior, que possa ser nomeado".

O acordo judicial contemplou os direitos desses candidatos de serem nomeados antes daqueles que virão a ser aprovados nos concursos posteriores. Um dos casos mais emblemáticos foi observado na disputa para o cargo de contador. O Edital n.º 002/2009, aberto pela direção do Campus do IFSuldeMinas em Machado/MG, ofereceu, em seu item 3, uma vaga de contador para o campus de Machado e uma vaga para a Reitoria ou para qualquer dos outros campi, conforme necessidade do instituto. Ao mesmo tempo, no item 1 desse mesmo Edital, foi dito que o concurso destinava-se ao provimento de cargos vagos, bem como dos que viessem a vagar ou fossem criados durante o prazo de validade previsto no Edital.

No entanto, em 2010, a Reitoria do Instituto abriu novo concurso oferecendo as mesmas vagas, e com a mesma cláusula prevendo que, em caso de surgimento de novas vagas, “no prazo de validade do concurso, poderão os candidatos aprovados serem convidados a ter nomeação, com lotação, em outra unidade do IFSuldeMinas”. O MPF considerou indiscutível a existência de direito à nomeação dos aprovados nos concursos de 2009 dentro do número de vagas expressas nos editais de 2010. É o caso, atualmente, dos aprovados nos concursos para Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social e Assistente de Alunos, os quais foram objeto de concurso em 2009 e havia previsão de vagas - ainda não preenchidas - nos editais de 2010.
da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...