Pular para o conteúdo principal

DINHEIRO ENCONTRADO EM GABINETE DE DILZON MELO É DE LOBISTAS, DIZ PF

Os R$ 70 mil em dinheiro vivo apreendidos no gabinete do deputado Dilzon Melo (PTB), na Assembleia Legislativa de Minas, pertencem aos lobistas Marco Antonio Reis, o Marcão, e Eugênio de Figueiredo Mendonça, o Geninho, conforme sustenta a Polícia Federal (PF) no inquérito da Operação Convite Certo. Os dois são funcionários de confiança do deputado e foram presos quarta-feira com mais seis pessoas acusadas de envolvimento com o esquema de fraudes em licitações públicas para a contratação de escritórios de advocacia por prefeituras do interior. O dado da investigação da PF contradiz versão apresentada pelo deputado em entrevista coletiva para a imprensa, concedida também na quarta-feira, dia da deflagração da primeira fase da operação.

Dilzon declarou que o dinheiro apreendido pela PF é seu, estava guardado em seu cofre particular e que Marcão e Geninho não tinham acesso ao segredo. Na ocasião, o deputado, que é primeiro secretário da Assembleia Legislativa, alegou ainda que tem o hábito de movimentar grandes quantias em espécie porque é um homem de muitas posses e com vários negócios. Dilzon disse também que o dinheiro foi declarado em seu Imposto de Renda e que tem como provar que sua origem é legal. “Olha, isso é da minha movimentação diária. Se me perguntar quanto tinha lá nem eu sei porque tenho pagamentos diários para fazer. Isso não é fruto de fraude ou conluio de qualquer que seja”, garantiu o parlamentar.

No entanto, de acordo com a PF, o dinheiro apreendido veio de propina do esquema, que lucrava R$ 80 mil mensais, em média, por contrato fechado com as prefeituras. O dinheiro, inclusive, já tinha destino certo. Seria usado por Marcão e Geninho para comprar um imóvel em uma das cidades-alvo da operação, conforme contrato de compra e venda, que foi apreendido em poder de um dos acusados e que foi anexado na investigação da Operação Convite Certo. Pela lei, se quiser reaver a quantia, o deputado terá que entrar com um pedido formal de restituição na Justiça. Dessa forma, terá que apresentar comprovantes, como saques bancários ou contratos de venda de bens que possam comprovar a origem do recurso. Caso contrário, o dinheiro fica retido pela Justiça.

De acordo com as investigações, os dois assessores de Dilzon agiam como lobistas dentro da ALMG para atender os interesses do advogado Fabrício Alves Quirino, proprietário da Valor Consultoria Empresarial e Pública Ltda, alvo principal dos federais. Cabia a eles fazer o papel de intermediários no contato com as prefeituras clientes do interior. Em muitas oportunidades, eles fizeram tráfico de influência usando o nome do deputado para demonstrar prestígio. Procurado pela reportagem, Dilzon não foi localizado ontem por sua assessoria de imprensa até o fechamento desta edição. Contudo, a assessoria do deputado informou que o advogado dele declarou que não teve acesso ao inquérito, pois o deputado não é alvo da operação.
de O Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...