Pular para o conteúdo principal

UMA BRIGA DE GUANGUES OCORRE A CADA 24 HORAS EM JUIZ DE FORA

As brigas entre gangues cresceram 17,7% em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Até março deste ano, de acordo com Polícia Militar, foram registradas 106 ocorrências envolvendo grupos rivais – na média, houve pelo menos um embate por dia. No mesmo período de 2010, foram 90. A situação mobiliza autoridades de segurança e educadores. Os confrontos, de uma maneira geral, acontecem em áreas próximas a instituições de ensino da rede pública. A secretária Municipal de Educação, Eleuza Barboza, diz que as mães ficam com medo.

"As mães ficam apreensivas e com medo das brigas. Especialmente depois dos acontecimentos na escola de Realengo, no Rio de Janeiro", disse. No estado vizinho, 12 crianças morreram depois de serem baleadas por ex-aluno do colégio, na semana passada. Eleuza participou das três reuniões entre representantes da PM, da Vara da Infância e Juventude, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), da SRE (Superintendência Regional de Ensino) e da Sedese (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social) realizadas em Juiz de Fora para discutir a violência. Os encontros serviram para buscar soluções para minimizar o problema. Um dos caminhos seria o estreitamento dos laços entre a polícia e as escolas. Outro, a criação do Conselho de Segurança Escolar em quatro regiões da cidade.

Uma das medidas já adotadas é a reativação do GOE (Grupamento de Orientação Escolar), no mês passado. A equipe tem seis policiais militares e uma viatura para atender a demandas das escolas do Centro. As estatísticas da PM indicam que as ocorrências envolvendo “galeras” acontecem principalmente entre as 18h e 23h59. A maioria dos embates se desenrola na região central.  Bailes funk também fizeram dos domingos dias de muitos confrontos. Segundo a polícia, os jovens utilizam meios diversos para o enfrentamento, como agressão física, arma de fogo e materiais perfurantes. Apreensões frequentes de menores preocupam PM. O número de adolescentes apreendidos em Juiz de Fora cresceu 28% do primeiro trimestre de 2010 para o mesmo período deste ano. Entre janeiro e março de 2011, foram recolhidos 233 menores, contra 182 no ano passado.
do Hoje Em Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...