Pular para o conteúdo principal

MS BLOQUEIA REPASSE PARA POUSO ALEGRE



O Ministério da Saúde (MS) bloqueou, desde a última quarta-feira, recursos para ações de vigilância e promoção da saúde para 242 dos quase cinco mil municípios brasileiros; entre os 242 municípios que não receberão as verbas da Saúde pelos próximos quatro meses, está Pouso Alegre, no Sul de Minas. Entre as irregularidades apontadas em duas portarias do Ministério da Saúde, estão falhas na alimentação de sistemas de informação e recursos não utilizados por um período igual ou superior a 12 meses de repasse. A portaria nº 919 do Ministério da Saúde, publicada no Diário Oficial da União da última quarta-feira, 27, - onde Pouso Alegre se inclui - suspende a transferência, para 134 municípios, de recursos destinados a ações de vigilância e promoção da saúde, relativos os meses de maio, junho, julho e agosto (2° quadrimestre do ano).

 Ao todo, foi bloqueado o repasse de R$ 4,8 milhões. A suspensão deve-se a irregularidades na alimentação do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), identificados no monitoramento realizado no mês de abril. Por terem aderido ao Pacto pela Saúde, em 2006, esses municípios devem manter os sistemas atualizados, sob pena de terem o repasse dos recursos suspenso até regularizarem a situação. Se a atualização dos sistemas for feita em até 90 dias, volta a receber os recursos – inclusive com repasse retroativo, correspondente ao quadrimestre em que ocorreu a suspensão. Caso demore mais de 90 dias, é feito apenas o desbloqueio, sem transferência retroativa.

Outra medida
A publicação da portaria nº 856, em 25 de abril, suspende a transferência de recursos financeiros da vigilância e promoção da saúde, também relativas ao 2° quadrimestre, para mais 108 municípios. Essas cidades não aderiram ao Pacto pela Saúde (2006) e tiveram o repasse suspenso por não comprovarem a aplicação de recursos já transferidos.

A suspensão ocorreu para os municípios que, em 31 de dezembro de 2010, tinham saldo igual ou maior que o equivalente a 12 meses de repasse. A partir da publicação da portaria, essas cidades têm até 90 dias para apresentar ao Ministério da Saúde justificativa da utilização de pelo menos 60% do valor em conta. Também neste caso, o cumprimento do prazo dá direito ao recebimento retroativo do valor. Os mecanismos implementados pelas duas portarias foram definidos em acordo entre as três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) – União (Ministério da Saúde), Estados (Secretarias Estaduais de Saúde) e Municípios (Secretarias Municipais de Saúde).
da TV Uai

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...