Pular para o conteúdo principal

PRESIDIÁRIOS SOLTAM A VOZ EM FESTIVAL DE MÚSICA



Detentos do estado de Minas Gerais soltaram a voz na tarde de sexta-feira, 20, no “IV Festival de Música do Sistema Penitenciário” (IV Festipen), realizado no Auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), no bairro Nova Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte. O grande vencedor foi Moisés Araújo Cristiano, 29 anos, que está preso na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ibapa, na Região do Vale do Rio Doce, a 300 quilômetros da capital mineira. A canção escolhida pelos jurados foi “Voa passarinho”. “Quero passar para a juventude uma nova visão para que eles não caiam nesta situação”, disse ele, referindo-se à vida de detento que leva há oito anos. A pena dele foi de 14 anos por tráfico de drogas e furto. Por vencer o “IV Festipen”, ele ganhou um violão.

O segundo lugar ficou com Priscila de Souza Rocha com a música “Só falta você”. Ela ganhou um cavaquinho. Na terceira colocação, Leonardo de Amorim Andrade levou um pandeiro com a música “A libertação”. Quatorze finalistas concorreram ao prêmio de melhor música composta dentro de uma prisão e lançaram o CD “Vozes das Celas”. Participaram da seleção todas as unidades prisionais do estado, com mais de 500 músicas inscritas no concurso.

O secretário estadual de Defesa Social, Lafayette Andrada (PSDB), disse que “todo o esforço de humanização dentro do sistema prisional é muito difícil, mas a música e a emoção brotam da alma”. E ressaltou que “a música é um instrumento que Deus criou para alegrar a alma [...] Eles [os detentos] precisam utilizar a reflexão para verem o que estão vivendo hoje e que poderão viver amanhã, para projetar um futuro melhor”, destacou Andrada.

O projeto
O Festipen é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e tem por objetivo incentivar e revelar talentos musicais dentro das penitenciárias e promover a humanização do sistema prisional em Minas. A experiência demonstrou que a música tem melhorado o comportamento dos detentos, facilitando a convivência com outros internos e as relações com os funcionários dos presídios onde o festival é realizado. O idealizador do projeto, Estadeu da Costa, morreu em 20 de maio de 2010. Por isso, o IV Festipen foi realizado hoje para homenageá-lo”, disse a advogada Ana Paula Bertolini Costa, filha de Costa. Ela falou, ainda, que continuará no desenvolvimento do projeto criado pelo pai.
com G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...