Pular para o conteúdo principal

ALUNOS COM DEFICIÊNCI​A FÍSICA PODEM TER CARTEIRAS ESPECIAIS NAS ESCOLAS

Os estudantes portadores de necessidades especiais poderão ter a chance de se integrar melhor ao ambiente escolar. É que o deputado Fábio Cherem (PSL) apresentou um projeto de lei que propõe a obrigatoriedade das escolas disponibilizarem carteiras apropriadas a esses alunos. A medida vale para todos os estudantes das redes pública e privada de ensino de Minas Gerais e com certeza irá fazer toda a diferença no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes com necessidades especiais.

De acordo com o projeto, a quantidade necessária de carteiras em cada escola será determinada no momento da realização da matrícula. Para ter acesso à carteira especial, os alunos ou seus responsáveis precisam apresentar “Atestado Médico” afirmando a necessidade da carteira, que deverá ser disponibilizada durante todo o ano letivo. Elas terão, ainda, que ser adequadas às normas e padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e atender às exigências do Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO) e da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA).

Inclusão
Certo de que não encontrará resistências para aprovação do projeto, o deputado Fábio Cherem já antevê os frutos dessa iniciativa: “teremos uma maior integração e interatividade para essas crianças que precisam se sentir acolhidas e mais felizes no ambiente escolar. É importante criarmos mecanismos que suprimam tudo o que possa interferir negativamente no processo de aprendizado delas." – conclui, enfático, o deputado. Ele ainda lembra a citação Dischinger et al (2004), dizendo que a inclusão dessas crianças ao ensino regular só será efetiva se a escola estiver aberta às diferenças e se tiver, como condição básica, espaços arquitetônicos livres de barreiras físicas e de informação.

Segundo a justificativa apresentada na proposta de Fábio Cherem, a falta de acessibilidade espacial é uma realidade na maioria das escolas brasileiras. “Temos o dever de fazer a nossa parte, contribuindo para reduzir ao máximo essas barreiras.” – arremata o parlamentar .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...