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Exclusivo: ANAC NÃO TEM PREVISÃO DE VISTORIA PARA HOMOLOGAÇÃO DO AEROPORTO DE LAVRAS

"A TRIP não confirma negociações para operação em Lavras por enquanto", diz assessoria da empresa
A assessoria da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), em nota enviada no dia 10 de naio deste ano, informou que o processo de homologação do Aeroporto Rgeional de Lavras, no Sul de Minas, para pouso e decolagem noturna de aeronaves foi encaminhado a ANAC no dia 27 de abril, após o recebimento por parte desta Secretaria do Parecer do Comando da Aeronáutica atinente ao tráfego aéreo, pois este era parte imprescindível para composição do processo de homologação. Em seguida,  o deputado estadual Fábio Cherem (PSL), representante de Lavras na Assembleia de Minas, enviou no dia 16 do mesmo mês, ofício ao superintendente de Infraestrutura Aeroportuária (SIA), Jorge Viégas, no Rio de Janeiro, onde se encontra o referido processo. O deputado ressaltou o seu empenho na agilidade desta questão.

Ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informou ao jornalista Sebastião Filho que em relação a atualização cadastral do aeroporto de Lavras, para fins de operação Voos Fretados e Regulares (VFR) diurna e noturna, o interessado já enviou a documentação necessária, sendo devidamente analisada pela Gerência competente. Segundo o órgão, neste momento, está em fase de planejamento a inspeção na localidade, mas ainda sem previsão de realização. Com a liberação da pista para pouso e decolagem noturna, que poderá ocorrer até o mes de agosto, Lavras pode buscar a implantação da linha aérea ainda no segundo semestre deste ano.

A notícia de que a prefeita Jussara Menicucci (PSDB) iria articular a vinda de voos regulares para Lavras foi publicada com exclusividade por nossa equipe. O problema é que sem a homologação, as companhias aéreas não discutem a criação de voos regulares. Em contato direto com nosso editor, a assessoria da Trip Linhas Aéreas, em São Paulo, foi enfático em relação a este assunto: "A Trip não confirma negociações para operação em Lavras por enquanto". Além disso, a concessão de subsídios também deverá pesar na decisão, já que as companhias alegam que necessitam de pelo menos 3 passageiros por voo. Sendo assim, para voos no interior devem ser concedidos subsídios como redução de tributos e até mesmo a compra de passagens aéreas pelos municípios como garantia de assentos. Caso o avião decole sem passageiros, a empresa não terá prejuízos.
enviado especial Sebastião Filho

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