Na tarde, desta terça, 4, um caminhão carregado de entulho foi flagrado por moradores do bairro Parque Bandeirantes, em Três Corações, no Sul de Minas, jogando entulho e lixo em um terreno próximo a pracinha do bairro, onde existe um campo de futebol. O local é usado por crianças que treinam no projeto Bandeirantes Atlético Clube (BAC). Segundo o morador Luis Carlos Prestes, os funcionários da empresa disseram que o descarte de entulho estava acontecendo com autorização da Secretaria de Obras, mas o local não é propício porque acabam jogando lixo bem próximo a nascente de água no mesmo local.
“Esta empresa não tem autorização oficial da Prefeitura para descarregar entulho aqui no bairro, só que eles alegam que tem autorização, mas não aparece ninguém da Prefeitura. Ali tem lixo junto ao entulho e risco de machucar crianças, juntar animais peçonhentos e a dengue. Nós queremos compromisso com a comunidade e não podemos deixar a Prefeitura fazer isto com uma área de preservação”, diz. A presidente do bairro, Terezinha Fátima Santos, fala que sabia do descarte de entulho, que foi pedido para aterrar uma parte do terreno onde está previsto a construção de uma quadra no bairro, mas a quantidade passou do combinado e a partir de agora vai proibir o descarte de entulho no local.
“Ele excederam o limite para trazer entulho, e não mandaram só terra e sim lixo e pneu com água. O caminhão quebrou o meio frio, além de prejudicar e trazer risco de dengue para o bairro que já sofreu muito com o problema e já até teve caso de morte. A partir de agora vou colocar placa no local para que não joguem lixo sujeito a multa”, conta. O secretário municipal do Meio Ambiente, Marcelo Murad, foi até o local e comentou que o entulho não pode ser jogado para dentro da área onde há um brejo porque pode agravar o problema e causar entupimento e alagamento na época das chuvas.
de Alaine Gláucia, do Portal Três Corações
Comentários