![]() |
Evolução: No índice de 2009 era a 1ª de Minas e a 3ª do Brasil. Manteve a liderança no Estado e subiu para a 2ª colocação no Brasil |
A avaliação é baseada na análise das condições de ensino, em especial aquelas relativas ao corpo docente, às instalações físicas, ao projeto pedagógico e ao resultado dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Ao todo foram avaliadas 2177 instituições de ensino, públicas e privadas.
O IGC
O IGC é um indicador expresso em conceitos, com pontuação variável de um a cinco pontos. O índice é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação. Assim, sintetiza a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.
Entre as Universidades aparecem, pela ordem, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), seguida das universidades federais de Lavras (UFLA), Rio Grande do Sul (UFRGS), São Paulo (Unifesp), Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV), Rio de Janeiro (UFRJ), Triângulo Mineiro (UFTM) e Itajubá (Unifei). Todas elas tiveram a faixa 5, considerada a máxima pela avaliação do MEC.
com Cibele Aguiar, da assessoria
Comentários