Levantamento realizado pelo Instituto MDA Pesquisa, entre 07 a 09 de março de 2012, ouvindo 406 moradores, mostra que pelo menos 6 em cada 10 barbacenenses desaprovam a atual administração municipal de Barbacena, nas Vertentes. Conforme a pesquisa, 64% dos eleitores ouvidos desaprovam o governo de Danuza Bias Fortes (PMDB), que, segundo a pesquisa, acumula um índice de rejeição de 46,1%. A pesquisa mostra também que o ex-prefeito Martim Andrada (PSDB) continua liderando a corrida pela sucessão municipal. Caso a eleição fosse hoje, Martim teria 40,6% dos votos dos eleitores, contra apenas 30,3% de Danuza.
Pesquisa mostra que 64% desaprovam a atual gestão; índice de rejeição à Danuza bate em 46,1%, com tendência a aumentar. Considerando o ano eleitoral, a situação da prefeita Danuza Bias Fortes está mesmo difícil: os eleitores, cada vez mais insatisfeitos; e a base aliada, temendo uma derrota que já se desenha inevitável, começa a formar outros grupos, com vista à sucessão municipal. As pesquisas comprovam que a queda de popularidade da prefeita já se consolidou como tendência, enquanto o ex-prefeito Martim Andrada aparece nas pesquisas como o nome mais forte na disputa para a Prefeitura.
Em agosto do ano passado, quando o Instituto MDA iniciou a série de sondagens, metade da população se dizia descontente – uma piora de 11,1 pontos percentuais. A pesquisa também mostra as razões do descontentamento. Para a maior parte da população, a prefeita não está cumprindo as promessas de campanha. Quase 67% dos entrevistados dizem desconhecer a existência de obras ou outro tipo de ação relevante da administração de Danuza. A pesquisa também pediu que o eleitor comparasse a atual administração com a administração do ex-prefeito Martim Andrada, principal nome do PSDB na corrida pela sucessão municipal. Quase 42% dos eleitores disseram que a gestão anterior era melhor.
Esta avaliação, obviamente, se reflete nos índices de rejeição à Danuza. Na pesquisa realizada em março, o índice de rejeição da prefeita chegou a 46,1%. Em agosto de 2011, o índice já era alto – 44,9%, mas está ainda pior agora, permitindo que se desenhe uma tendência quanto ao comportamento do eleitor nas próximas eleições.
O ex-prefeito Martim Andrada prefere aguardar a homologação de sua candidatura na convenção do PSDB antes de falar como candidato. Mas admite que tem sido procurado, inclusive, por membros da base de apoio de Danuza, com vistas à formação de coligações. Ele defende a necessidade de consultar as bases do partido antes de se posicionar, mas já admite: “sim, sou o candidato natural do PSDB”.
(*) Levantamento feito pelo Instituto MDA Pesquisa, entre 07 a 09 de março de 2012, ouvindo 406 moradores das áreas urbana e rural de Barbacena. Margem de erro de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada sob contrato com o Grupo Kampalla de Supermercados, tendo sido registrada no TSE sob o número MG-00014/2012.
do Barbacena News
do Barbacena News
Comentários