Pular para o conteúdo principal

INFERNO NA TORRE

Cerca de 250 presos que cumprem pena no Ceresp Gameleira se rebelaram e colocaram fogo em colchões. O tumulto teve começou no início da noite do último dia 20 e assustou moradores da região e familiares de presos. A informação inicial era de que os protestos ocorreram por que um preso teria morrido, devido à suposta negligência de servidores em prestar socorro ao enfermo. Segundo esclareceu a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), através de sua assessoria de comunicação, o homem pelo qual os detentos protestavam estava em tratamento contra um câncer e teria morrido vítima da doença. Os presos, no entanto, alegaram que houve negligência no atendimento médico.

No sistema prisional é de conhecimento dos profissionais mais experientes, que arbitrariedade contra familiares de presos e omissão de socorro não são aceitos por eles e geralmente quando ocorre, a resposta são rebeliões e quebradeiras. Ainda de acordo com a SEDS, foi ateado fogo apenas em pedaços de colchões, lançados nos corredores do Ceresp. Cerca de 250 presos participaram da ação que foi controlada pelos próprios agentes penitenciários. A Polícia Militar não foi acionada e, de acordo com a SEDS, não há registro de feridos nem danos materiais ao prédio.

O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) do Bairro Gameleira, na Região Oeste de BH foi construído para abrigar 400 presos provisórios, porém atualmente a população carcerária é de 1.200 internos. O local é um verdadeiro barril de pólvora.

Rebelião também no triângulo mineiro
E na parte da manhã do último dia 21 uma rebelião na Cadeia Pública de Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro, mobilizou as polícias Militar e Civil. Segundo a PM, cerca de 50 presos cumprem pena no local. A rebelião ocorreu após alguns detentos terem sido impedidos de sair para o banho de sol. Eles participaram de uma tentativa de fuga durante o fim de semana. Segundo os militares a situação foi controlada no início da tarde. Ainda não há informações sobre feridos ou danos causados ao presídio.
do Neves News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...