Pular para o conteúdo principal

ROÇA 'N' ROLL EXIBE DOCUMENTÁRIO SOBRE PERSONAGEM MÍTICO SUL MINEIRO

Não foi por acaso que o cartaz oficial do Roça ‘n’ Roll deste ano estampou um personagem sombrio com uma guitarra nas costas. Essa figura, retrata Januário Garcia Leal, conhecido como “O Sete Orelhas”. Para divulgar essa figura mítica mineira, a Cangaço Produções vai exibir o documentário “Sete Orelhas: herói bandido” no intervalo dos shows do dia 16 de junho (sábado). Com direção de Bruno Maia, idealizador do festival, a proposta do vídeo documentário, patrocinado pela Prefeitura de São Bento Abade/MG, é re-circular a história do “Sete Orelhas” no Brasil. “Esse personagem tem estado obscuro nos últimos anos. Com o documentário, essa lenda mineira poderá ser conhecida por um maior número de pessoas”, destaca o diretor.

O vídeo “Sete Orelhas: herói bandido” apresenta a lenda em torno da história de Januário Garcia Leal, um justiceiro vingador que atuou na região do Sul de Minas Gerais entre o final do século XVIII e início do século XIX. A permanência da lenda no imaginário popular por mais de duzentos anos conferiu ao personagem o estatuto de mito, digno de uma estátua na cidade São Bento Abade, no Sul de Minas. O personagem central do documentário foi fazendeiro e Capitão de Ordenanças do Distrito de São José e Nossa Senhora das Dores (hoje Alfenas-MG), mas teve o curso da vida alterado depois do brutal assassinato de seu irmão João Garcia Leal. Os assassinos, sete irmãos, amarraram João Garcia em uma árvore e retiraram toda pele do corpo do irmão de Januário Garcia Leal.

Diante da ineficácia do sistema jurídico da época, os culpados pela barbárie não foram levados à justiça e isso motivou Januário Garcial Leal puni-los com as próprias mãos. O Capitão de Ordenanças caçou e matou os assassinos. A cada morte consumada, Januário cortou uma orelha de cada criminoso. Esse macabro troféu foi exibido no pescoço de Januário como um colar. E dessa atitude surgiu o apelido “O Sete Orelhas”. A ideia do documentário surgiu dos estudos do organizador do Roça ‘n’ Roll sobre o personagem. A pesquisa sobre o mito também vai gerar um longa-metragem com roteiro de Bruno Maia e Jovany Sales Rey.

Além da exibição do vídeo e da utilização da figura do “Sete Orelhas” no cartaz, a ligação da lenda com a 14ª expedição do Roça ‘n’ Roll se estendeu aos dois palcos, intitulados de “Sete Orelhas” e “Tira Couro”. “O Roça nunca ficou restrito à música. A proposta sempre foi difundir a arte de uma forma geral, e neste ano, nosso foco foi o cinema”, ressalta Bruno Maia. Os ingressos para a 14ª expedição do Roça ‘n’ Roll já estão à venda. As reservas podem ser feitas pelo email info@rocainroll.com . Outras informações no site: www.rocainroll.com.
por Ivanei Salgado - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...