Pular para o conteúdo principal

UFJF REALIZA TRANSPLANTE INÉDITO NO PAÍS

"O limite para mim é a necessidade", afirmou o reitor Henrique Duque, em entrevista coletiva
A tarde desta segunda-feira, 9, foi motivo de comemoração para a equipe médica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF). Foi anunciado em coletiva de imprensa, o primeiro transplante de medula óssea de tipo alogênico aparentado (quando o paciente recebe a medula de um parente doador), feito com sucesso pela equipe de hematologia do hospital, chefiada pelo doutor Ângelo Atalla.

O paciente, portador de leucemia mieloide aguda, tem 45 anos, e começou a sentir os sintomas da doença em abril de 2011. Encaminhado para o HU, ao ser constatada a compatibilidade com a medula de um irmão, foi internado e submetido a um tratamento quimioterápico de alta intensidade, com a finalidade de destruir a medula doente. No dia 26 de junho, foi levado à cirurgia para o transplante.

Por um período de 15 dias o paciente transplantado ficará sob observação em um leito da Fundação Ricardo Moisés, parceira do HU. A equipe precisa avaliar se a evolução da medula transplantada correrá de tal maneira que a medula do irmão torne-se a medula própria do paciente, processo denominado de “quimerismo”. Depois de 40 dias de recuperação, o paciente já pode retornar para casa.

Existe duas modalidades de transplante de medula óssea. O de tipo autólogo se dá quando o doador de medula é o próprio paciente. No entanto, em casos mais graves como o de leucemia mieloide aguda, a medula utilizada é de um doador. Desde 2002 o HU fez 182 transplantes de medula autólogo, chegando, hoje, ao primeiro transplante de medula alogênico aparentado, isto é, o transplante da medula de um doador que é familiar do paciente.

O objetivo da equipe de hematologia do HU é, em dois anos, evoluir do transplante aparentado e pleitear o não-aparentado – fazendo o uso de bancos de doadores de medula – e por fim, realizar o transplante do sangue do cordão umbilical, o tipo de intervenção mais avançada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...