Pular para o conteúdo principal

EX-REITORES QUEREM LEVAR EXPERIÊNCIA EM UNIVERSIDADES FEDERAIS PARA PREFEITURAS

Apuração dos votos para diretor da então Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), em que Silas Costa Pereira sagrou-se vencedor
Eles adquiriram experiência administrando universidades muitas com orçamento quase duas vezes maior que das cidades onde estão localizadas. Nas disputa das eleições 2012, em Minas Gerais, três ex-reitores disputam a prefeitura de importantes municípios do Estado. Helvécio Reis, do Partido dos Trabalhadores (PT), ex-reitor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), nas Vertentes, disputa a prefeitura desta importante cidade turística e histórica de Minas. O petista tem como vice Cristina Lopes, esposa do deputado federal Reginaldo Lopes, também do PT. Em 2004, candidatou-se ao cargo de reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, sendo eleito com pouco mais da soma dos votos dos outros dois candidatos e vencido nos três segmentos. 

Em 2008, Helvécio foi candidato único à reeleição, tendo sido referendado por mais de 78% dos eleitores dos três segmentos da UFSJ. Em sua gestão, foram criados o campus Alto Paraopeba, na região de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, São Brás do Suaçuí e Jeceaba, com os cursos de engenharias Química, Mecatrônica, Civil, Telecomunicações e Bioprocessos; o campus Centro-Oeste "Dona Lindu", em Divinópolis, com os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Bioquímica o campus Sete Lagoas, dentro da fazenda da Embrapa Milho e Sorgo, com o Programa Institucional de Bioengenharia, que inclui o Bacharelado de Biossistemas e os cursos de Zootecnia (em São João del-Rei) e as engenharias Agromômica e de Alimentos (em Sete Lagoas). A vice, Valéria Kemp, com o apoio de Helvécio, se elegeu a primeira mulher a ocupar o cargo de reitora da histórica instituição.

Em Lavras, no Sul de Minas, com o apoio do senador Aécio Neves (PSDB), do governador Antonio Anastasia (PSDB) e com uma ampla coligação de partidos, o ex-reitor da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Silas Costa Pereira, do Partido da Social Democracia Brasileira, lançou-se candidato a sucessão da prefeita Jussara Menicucci (PSDB). Silas era diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL). Em 15 de dezembro de 1994, pela lei 8956, o presidente Itamar Franco eleva a ESAL à condição de Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Silas Costa Pereira passa a ser seu primeiro reitor. 

Em seu mandato foi criado o Departamento de Educação, (DED), o curso de graduação em Medicina Veterinária, de novos cursos de Mestrado e Doutorado e a plenificação do curso de Administração. Naquela época a universidade passou a ter sete cursos de graduação, cinco de doutorado e três de especialização por tutoria a distância. Houve neste período aumento significativo no orçamento e na relação candidato-vaga nos vestibulares. A estrutura física quase dobrou em quatro anos chegando a cem mil metros quadrados de área construída.

Foram construídas unidades que passaram a integrar os Departamentos de Administração e Economia, Agricultura, Biologia, Ciências Florestais, Ciências Exatas, Zootecnia e Medicina Veterinária, além de vinte e seis mil metros quadrados de reformas e ampliações prediais. No anuário estatístico do MEC-SENESU de 1992, no que se refere à qualificação docente, a então ESAL ocupava a 2ª posição entre as Instituições de Ensino Superior supervisionadas pelo MEC. Depois de muitos anos, conseguimos ampliar o quadro docente e técnico-administrativo, o que foi de fundamental importância para o posterior desenvolvimento da Instituição.

Reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata, por dois mandatos consecutivos, Margarida Salomão, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi candidata à prefeitura de Juiz de Fora e perdeu no 2º turno. Em 2012, ela tenta novamente alcançar a administração do município.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...