Pular para o conteúdo principal

PALCO ITINERANTE CHEGA A SJDR NESTA QUARTA

Miguel Proença fará uma palestra gratuita no Conservatório Estadual ontem, terça-feira, 7
“Levar um tesouro, que é a música erudita, para pessoas carentes”. Esse é o principal objetivo do projeto Piano Itinerante, segundo o pianista Miguel Proença. A iniciativa tem São João del-Rei como uma das seis cidades escolhidas para serem palco das apresentações. O músico, renomado em âmbito internacional, se apresentará no Teatro Municipal da cidade, às 20h, na próxima quarta-feira, 8, com entrada franca. Segundo Proença, o recital tem a proposta de retomar o trabalho do período barroco através do contato com um público sensível e que respira música.

Escolha
“São João del-Rei é berço de orquestras bicentenárias. Talvez por isso tenha sido selecionada pelos patrocinadores para receber um dos recitais do Piano Itinerante”, disse Proença. O pianista ainda contou que a apresentação está sendo preparada de forma intensa. “Além de contarmos com grandes clássicos em duas partes do recital, teremos um número extra, com a participação de um jovem talento que tocará um samba clássico com arranjo de Ronaldo Miranda”, destacou o pianista.

O convidado, Wellington Ramos, será um dos músicos do projeto Trem do Corcovado, promovido para levar música popular brasileira e samba aos visitantes do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. O músico tocará tan-tan acompanhando o Proença na interpretação de Piano na Mangueira, composta por Chico Buarque e Tom Jobim, em homenagem à Estação Primeira de Mangueira. Segundo o pianista, essa interação entre o erudito e o popular, juntamente com uma ampliação de horizontes para menos favorecidos socialmente é muito interessante.

Ele afirmou que o Brasil é um celeiro de talentos e o projeto pode ser uma oportunidade para que as pessoas se reconheçam na música e a escolham tanto como entretenimento quanto como profissão. Por esse motivo, as apresentações são acessíveis, já que as entradas são gratuitas ou a preços populares.

O projeto
O Piano Itinerante com Miguel Proença foi idealizado pelo próprio artista. O músico, que está presente na parede da fama da Steinway & Sons, na Alemanha, ao lado dos maiores pianistas do mundo, comemora 50 anos de carreira.

A série já percorreu Fortaleza e Brasília e tem como próximos destinos Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Foz do Iguaçu (PR). Em São João del-Rei aconteceu uma palestra gratuita ministrada pelo próprio Proença no Conservatório Estadual Padre José Maria Xavier, a partir das 19h, ontem, terça-feira, 7.
da Gazeta de São João Del Rei

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...