Pular para o conteúdo principal

LUMINÁRIAS IRÁ REATIVAR USINA DA FUMAÇA

Usina da Fumaça: depois de 30 anos será novamente reativada
Mais uma grande conquista para a população de Luminárias, no Sul de Minas, foi alcançada esta semana: a prefeitura assinou contrato de concessão com o Consórcio Luzboa, para a reativação da Usina da Fumaça, por um prazo de 30 anos. A empresa contratada foi a vencedora do processo licitatório (processo administrativo nº 05/2011 – concorrência pública 01/2011) e assinou o contrato no dia 17 de setembro.

Desde o início do seu governo, Arthur Maia Amaral (PT) se empenhou em reativar a Usina. Para isso, esteve várias vezes em Brasília e, através do deputado federal Odair Cunha, reuniu-se com o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Nelson Rubner, que ajudou o prefeito a realizar o sonho de reativação da Usina da Fumaça.

Segundo Carlos Henrique Torres, diretor de operações do Consórcio Luzboa, a reativação trará grandes benefícios para a cidade. Primeiro é a questão da própria energia, que será gerada em Luminárias e, com isso, vai evitar picos. Isso acontecerá justamente porque a energia será gerada na própria cidade, daí vai para outros pontos de distribuição e não o contrário, quando acontece a perda de energia, na medida em que os pontos vão se distanciando.

O segundo aspecto enfatizado por Torres é a geração de empregos. Somente para o processo de implantação da Usina, que levará cerca de um ano e meio, serão necessários 70 profissionais diretos e outros 90 indiretos. Torres afirma que Luminárias, quando a Usina estiver em funcionamento, poderá receber indústrias com muito mais tranquilidade, já que um dos quesitos para a instalação de uma fábrica é justamente a demanda de energia elétrica.

O diretor comenta que, para reativar a Usina, haverá reformas no local, bem como a troca de todos os equipamentos. Dessa forma, ao começar a funcionar, em 2014, irá gerar 10 vezes mais energia do que da época em que foi construída. Torres comenta que o município ainda irá ganhar na área social, pois o Consórcio Luzboa é uma empresa preocupada com o social e sempre está disposta a estreitar parcerias para o apoio e a realização de projetos sociais.

O prefeito de Luminárias, além dos benefícios citados acima pelo diretor da Luzboa, afirma que a população de Luminárias vai ganhar muito mais qualidade de vida. Os benefícios passam pela qualidade da energia; um lago de 65 hectares será acrescido à obra e vai atrair pessoas e fomentar o turismo; aumento na arrecadação de ICMS e a prefeitura vai ter dinheiro para investir mais; e a geração de novos empregos. “Eu já conversei com diretores de grandes empresas de cidades vizinhas e que se mostraram interessados em trazer indústrias para Luminárias, justamente por causa da reativação da Usina. Para mim, esse será o maior benefício para o município”, diz Arthur.

História da Usina
Construída há mais de 50 anos, a Usina da Fumaça foi um empreendimento de grande porte para a época e contou com o apoio de grandes personalidades políticas. A concessão para a construção da Usina foi dada em 1953, na gestão do então prefeito Artur Martins de Andrade, mas as obras de fato começaram em 1954 e se estenderam pelas gestões de Salvador Ferreira Diniz e Artur Moura Maia (avô do atual prefeito).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...