Pular para o conteúdo principal

LUMINÁRIAS IRÁ REATIVAR USINA DA FUMAÇA

Usina da Fumaça: depois de 30 anos será novamente reativada
Mais uma grande conquista para a população de Luminárias, no Sul de Minas, foi alcançada esta semana: a prefeitura assinou contrato de concessão com o Consórcio Luzboa, para a reativação da Usina da Fumaça, por um prazo de 30 anos. A empresa contratada foi a vencedora do processo licitatório (processo administrativo nº 05/2011 – concorrência pública 01/2011) e assinou o contrato no dia 17 de setembro.

Desde o início do seu governo, Arthur Maia Amaral (PT) se empenhou em reativar a Usina. Para isso, esteve várias vezes em Brasília e, através do deputado federal Odair Cunha, reuniu-se com o presidente da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) Nelson Rubner, que ajudou o prefeito a realizar o sonho de reativação da Usina da Fumaça.

Segundo Carlos Henrique Torres, diretor de operações do Consórcio Luzboa, a reativação trará grandes benefícios para a cidade. Primeiro é a questão da própria energia, que será gerada em Luminárias e, com isso, vai evitar picos. Isso acontecerá justamente porque a energia será gerada na própria cidade, daí vai para outros pontos de distribuição e não o contrário, quando acontece a perda de energia, na medida em que os pontos vão se distanciando.

O segundo aspecto enfatizado por Torres é a geração de empregos. Somente para o processo de implantação da Usina, que levará cerca de um ano e meio, serão necessários 70 profissionais diretos e outros 90 indiretos. Torres afirma que Luminárias, quando a Usina estiver em funcionamento, poderá receber indústrias com muito mais tranquilidade, já que um dos quesitos para a instalação de uma fábrica é justamente a demanda de energia elétrica.

O diretor comenta que, para reativar a Usina, haverá reformas no local, bem como a troca de todos os equipamentos. Dessa forma, ao começar a funcionar, em 2014, irá gerar 10 vezes mais energia do que da época em que foi construída. Torres comenta que o município ainda irá ganhar na área social, pois o Consórcio Luzboa é uma empresa preocupada com o social e sempre está disposta a estreitar parcerias para o apoio e a realização de projetos sociais.

O prefeito de Luminárias, além dos benefícios citados acima pelo diretor da Luzboa, afirma que a população de Luminárias vai ganhar muito mais qualidade de vida. Os benefícios passam pela qualidade da energia; um lago de 65 hectares será acrescido à obra e vai atrair pessoas e fomentar o turismo; aumento na arrecadação de ICMS e a prefeitura vai ter dinheiro para investir mais; e a geração de novos empregos. “Eu já conversei com diretores de grandes empresas de cidades vizinhas e que se mostraram interessados em trazer indústrias para Luminárias, justamente por causa da reativação da Usina. Para mim, esse será o maior benefício para o município”, diz Arthur.

História da Usina
Construída há mais de 50 anos, a Usina da Fumaça foi um empreendimento de grande porte para a época e contou com o apoio de grandes personalidades políticas. A concessão para a construção da Usina foi dada em 1953, na gestão do então prefeito Artur Martins de Andrade, mas as obras de fato começaram em 1954 e se estenderam pelas gestões de Salvador Ferreira Diniz e Artur Moura Maia (avô do atual prefeito).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...