A divulgação dos cenários vai ajudar o eleitor a se decidir até o dia 7 de outubro, quando cerca de 15 milhões de mineiros vão às urnas. As 17 cidades estão espalhadas por todas as regiões de Minas Gerais. Estão incluídas as que têm possibilidade de segundo turno: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba.
Apenas como exemplo e considerando-se a última eleição para prefeito em 2008, foram contabilizadas a realização de 208 projetos de pesquisa em 106 diferentes cidades, totalizando cerca de 90.000 entrevistas realizadas por uma equipe formada por 83 entrevistadores próprios da MDA Pesquisa, motivo pelo qual levou o Estado de Minas a contratar o instituto de Lavras.
O diretor da MDA Pesquisa e estatístico responsável pelos levantamentos, Marcelo Costa Souza, disse em entrevista ao EM, que no atual momento da campanha o material já deve mostrar um cenário próximo do que devem apontar as urnas em 7 de outubro. “No próprio questionário teremos perguntas para medir a cristalização do voto para entender qual é o percentual do eleitorado ainda passível de mudança e quantos já estão consolidados na decisão”, afirmou.
Juntos, os municípios escolhidos englobam 5.074.963 eleitores. Serão realizadas pesquisas quantitativas com entrevistas face a face em domicílio. Um total de 500 pessoas vão ser ouvidas a cada levantamento no interior, cujo resultado terá margem de erro de 4,4 pontos. Em Belo Horizonte, o instituto vai trabalhar com 1.050 eleitores e margem de erro de 3 pontos. O trabalho de campo começou no último dia 4.
Trajetória
A MDA Pesquisa se originou em Lavras, no Sul de Minas, a partir da união de três professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Ufla. No ano de 1990, a MDA realizou seu primeiro projeto de alcance nacional. Foram entrevistados 2.507 produtores rurais. 2.427 trabalhadores rurais e 4.047 consumidores de produtos agropecuários distribuídos em 390 cidades em dezessete estados brasileiros. O estudo foi encomendado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e teve por objetivo traçar um perfil do público alvo e avaliar as características e condições da produção, comercialização e consumo de produtos agropecuários.
O maior trabalho realizado pelo instituto foi encomendado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tanto em número de entrevistas realizadas quanto no número de cidades visitadas. A MDA também tem em seu currículo parcerias com o Governo de Minas, Polícia Militar, Sebrae, Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina, Correios, Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Unifenas, entre outros.
Comentários