Pular para o conteúdo principal

MDA FIRMA PARCERIA COM O MAIOR JORNAL DO ESTADO E CONSOLIDA SUA CREDIBILIDADE

A empresa lavrense MDA Pesquisa, instituição surgida dentro da Universidade Federal de Lavras (Ufla) firmou uma parceira histórica com o maior jornal do Estado de Minas Gerais. Desde domingo, os eleitores de 17 das maiores cidades mineiras já podem conferir no Jornal Estado de Minas (EM) uma série de pesquisas de intenção de voto que vai mostrar como está o quadro sucessório nesses municípios, que somam 6,8 milhões de habitantes, cerca de um terço da população de Minas.

A divulgação dos cenários vai ajudar o eleitor a se decidir até o dia 7 de outubro, quando cerca de 15 milhões de mineiros vão às urnas. As 17 cidades estão espalhadas por todas as regiões de Minas Gerais. Estão incluídas as que têm possibilidade de segundo turno: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba.

Apenas como exemplo e considerando-se a última eleição para prefeito em 2008, foram contabilizadas a realização de 208 projetos de pesquisa em 106 diferentes cidades, totalizando cerca de 90.000 entrevistas realizadas por uma equipe formada por 83 entrevistadores próprios da MDA Pesquisa, motivo pelo qual levou o Estado de Minas a contratar o instituto de Lavras.

O diretor da MDA Pesquisa e estatístico responsável pelos levantamentos, Marcelo Costa Souza, disse em entrevista ao EM, que no atual momento da campanha o material já deve mostrar um cenário próximo do que devem apontar as urnas em 7 de outubro. “No próprio questionário teremos perguntas para medir a cristalização do voto para entender qual é o percentual do eleitorado ainda passível de mudança e quantos já estão consolidados na decisão”, afirmou.

Juntos, os municípios escolhidos englobam 5.074.963 eleitores. Serão realizadas pesquisas quantitativas com entrevistas face a face em domicílio. Um total de 500 pessoas vão ser ouvidas a cada levantamento no interior, cujo resultado terá margem de erro de 4,4 pontos. Em Belo Horizonte, o instituto vai trabalhar com 1.050 eleitores e margem de erro de 3 pontos. O trabalho de campo começou no último dia 4.

Trajetória
A MDA Pesquisa se originou em Lavras, no Sul de Minas, a partir da união de três professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Ufla. No ano de 1990, a MDA realizou seu primeiro projeto de alcance nacional. Foram entrevistados 2.507 produtores rurais. 2.427 trabalhadores rurais e 4.047 consumidores de produtos agropecuários distribuídos em 390 cidades em dezessete estados brasileiros. O estudo foi encomendado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e teve por objetivo traçar um perfil do público alvo e avaliar as características e condições da produção, comercialização e consumo de produtos agropecuários.

O maior trabalho realizado pelo instituto foi encomendado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tanto em número de entrevistas realizadas quanto no número de cidades visitadas. A MDA também tem em seu currículo parcerias com o Governo de Minas, Polícia Militar, Sebrae, Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina, Correios, Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Unifenas, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...