Pular para o conteúdo principal

MDA FIRMA PARCERIA COM O MAIOR JORNAL DO ESTADO E CONSOLIDA SUA CREDIBILIDADE

A empresa lavrense MDA Pesquisa, instituição surgida dentro da Universidade Federal de Lavras (Ufla) firmou uma parceira histórica com o maior jornal do Estado de Minas Gerais. Desde domingo, os eleitores de 17 das maiores cidades mineiras já podem conferir no Jornal Estado de Minas (EM) uma série de pesquisas de intenção de voto que vai mostrar como está o quadro sucessório nesses municípios, que somam 6,8 milhões de habitantes, cerca de um terço da população de Minas.

A divulgação dos cenários vai ajudar o eleitor a se decidir até o dia 7 de outubro, quando cerca de 15 milhões de mineiros vão às urnas. As 17 cidades estão espalhadas por todas as regiões de Minas Gerais. Estão incluídas as que têm possibilidade de segundo turno: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba.

Apenas como exemplo e considerando-se a última eleição para prefeito em 2008, foram contabilizadas a realização de 208 projetos de pesquisa em 106 diferentes cidades, totalizando cerca de 90.000 entrevistas realizadas por uma equipe formada por 83 entrevistadores próprios da MDA Pesquisa, motivo pelo qual levou o Estado de Minas a contratar o instituto de Lavras.

O diretor da MDA Pesquisa e estatístico responsável pelos levantamentos, Marcelo Costa Souza, disse em entrevista ao EM, que no atual momento da campanha o material já deve mostrar um cenário próximo do que devem apontar as urnas em 7 de outubro. “No próprio questionário teremos perguntas para medir a cristalização do voto para entender qual é o percentual do eleitorado ainda passível de mudança e quantos já estão consolidados na decisão”, afirmou.

Juntos, os municípios escolhidos englobam 5.074.963 eleitores. Serão realizadas pesquisas quantitativas com entrevistas face a face em domicílio. Um total de 500 pessoas vão ser ouvidas a cada levantamento no interior, cujo resultado terá margem de erro de 4,4 pontos. Em Belo Horizonte, o instituto vai trabalhar com 1.050 eleitores e margem de erro de 3 pontos. O trabalho de campo começou no último dia 4.

Trajetória
A MDA Pesquisa se originou em Lavras, no Sul de Minas, a partir da união de três professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Ufla. No ano de 1990, a MDA realizou seu primeiro projeto de alcance nacional. Foram entrevistados 2.507 produtores rurais. 2.427 trabalhadores rurais e 4.047 consumidores de produtos agropecuários distribuídos em 390 cidades em dezessete estados brasileiros. O estudo foi encomendado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e teve por objetivo traçar um perfil do público alvo e avaliar as características e condições da produção, comercialização e consumo de produtos agropecuários.

O maior trabalho realizado pelo instituto foi encomendado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tanto em número de entrevistas realizadas quanto no número de cidades visitadas. A MDA também tem em seu currículo parcerias com o Governo de Minas, Polícia Militar, Sebrae, Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina, Correios, Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Unifenas, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...