Pular para o conteúdo principal

MDA FIRMA PARCERIA COM O MAIOR JORNAL DO ESTADO E CONSOLIDA SUA CREDIBILIDADE

A empresa lavrense MDA Pesquisa, instituição surgida dentro da Universidade Federal de Lavras (Ufla) firmou uma parceira histórica com o maior jornal do Estado de Minas Gerais. Desde domingo, os eleitores de 17 das maiores cidades mineiras já podem conferir no Jornal Estado de Minas (EM) uma série de pesquisas de intenção de voto que vai mostrar como está o quadro sucessório nesses municípios, que somam 6,8 milhões de habitantes, cerca de um terço da população de Minas.

A divulgação dos cenários vai ajudar o eleitor a se decidir até o dia 7 de outubro, quando cerca de 15 milhões de mineiros vão às urnas. As 17 cidades estão espalhadas por todas as regiões de Minas Gerais. Estão incluídas as que têm possibilidade de segundo turno: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba.

Apenas como exemplo e considerando-se a última eleição para prefeito em 2008, foram contabilizadas a realização de 208 projetos de pesquisa em 106 diferentes cidades, totalizando cerca de 90.000 entrevistas realizadas por uma equipe formada por 83 entrevistadores próprios da MDA Pesquisa, motivo pelo qual levou o Estado de Minas a contratar o instituto de Lavras.

O diretor da MDA Pesquisa e estatístico responsável pelos levantamentos, Marcelo Costa Souza, disse em entrevista ao EM, que no atual momento da campanha o material já deve mostrar um cenário próximo do que devem apontar as urnas em 7 de outubro. “No próprio questionário teremos perguntas para medir a cristalização do voto para entender qual é o percentual do eleitorado ainda passível de mudança e quantos já estão consolidados na decisão”, afirmou.

Juntos, os municípios escolhidos englobam 5.074.963 eleitores. Serão realizadas pesquisas quantitativas com entrevistas face a face em domicílio. Um total de 500 pessoas vão ser ouvidas a cada levantamento no interior, cujo resultado terá margem de erro de 4,4 pontos. Em Belo Horizonte, o instituto vai trabalhar com 1.050 eleitores e margem de erro de 3 pontos. O trabalho de campo começou no último dia 4.

Trajetória
A MDA Pesquisa se originou em Lavras, no Sul de Minas, a partir da união de três professores do Departamento de Ciências Exatas (DEX) da Ufla. No ano de 1990, a MDA realizou seu primeiro projeto de alcance nacional. Foram entrevistados 2.507 produtores rurais. 2.427 trabalhadores rurais e 4.047 consumidores de produtos agropecuários distribuídos em 390 cidades em dezessete estados brasileiros. O estudo foi encomendado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e teve por objetivo traçar um perfil do público alvo e avaliar as características e condições da produção, comercialização e consumo de produtos agropecuários.

O maior trabalho realizado pelo instituto foi encomendado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tanto em número de entrevistas realizadas quanto no número de cidades visitadas. A MDA também tem em seu currículo parcerias com o Governo de Minas, Polícia Militar, Sebrae, Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina, Correios, Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Unifenas, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...