Pular para o conteúdo principal

DANIELA FORESTI PRODUZ JOIAS AUTORAIS CONTADORAS DE HISTÓRIAS










Verdadeiras obras de arte. Assim são as joias autorais de Daniela Foresti (DF). Além de encher a vista com uma beleza inusitada - característica das criações da designer mineira – cada peça possui singularidade e conta uma história. Essas particularidades são possíveis porque Daniela se mantém longe do calendário e da transitoriedade da moda. Suas produções são atemporais e, praticamente, eternas porque estão mais para o mundo das artes plásticas do que para o cenário fashion.

A prata é o material preferido da artista para suas produções. Ela diz preferir manuseá-la devido à maleabilidade, luminosidade e à própria energia desse metal. Desde que se tornou joalheira, em 1986, DF fez cerca de 10 coleções, participou de uma série de exposições, mas tudo a seu tempo. “Minhas joias têm muito de mim, das coisas que penso, das coisas que conheço”, explica a designer. Daniela não abre mão de respeitar o seu processo criativo que demanda tempo porque requer muita pesquisa e refações para garantir originalidade e singularidade de suas criações. Eis aí seu maior diferencial: peças praticamente exclusivas (cada modelo não chega a 10 reproduções) com assinatura e design fora do comum.

Joalheria de significado I DF também trabalha com a joalheria de significado. Ela produz peças exclusivas a partir da data e hora de nascimento de cada pessoa. Através do cálculo da carta de gestação, a designer faz um desenho especial para cada pessoa. São amuletos personalizados que funcionam como escudo de proteção.

Joalheria com história - Principais coleções 
Fauna e Flora – primeira coleção da designer tem muito de seu olhar de bióloga. Inspiradas na natureza, as peças são orgânicas nas formas. Flores, folhas, árvores e animais são motivos de joias ímpares e singulares.

Matisse, Amor à Dança – trata-se de uma coleção que celebra a alegria de viver ao movimento da música. Anéis, brincos, colares, pingentes e pulseiras trazem coreografias inspiradas no quadro “A dança”, de Henri Matisse.

Oceano – a artista imaginou o encontro entre Netuno e Iemanjá. Daí, surgiram peças com pérolas, que simulam ondas, conchas, animais marinhos.

O Labirinto –
ao reler livros que tratam da mitologia grega, a designer constrói peças que reproduzem labirintos, como os habitados, na lenda, pelo minotauro.

Poesia para o corpo - Uma homenagem aos poetas. São colares que vêm com um poema literalmente escrito. Esta coleção está em constante construção. Por ora, Daniela criou dois colares o de Gertrud Stein com a emblemática frase “A rose is a rose is a rose and is a rose” e o de Manoel de Barros, com o trecho de uma poesia “Lugar sem comportamento é o coração”.

Mais sobre a designer I Daniela Foresti é formada em Biologia, mas não chegou a exercer a profissão. Assim que saiu da universidade, passou uns tempos em Londres. Lá se apaixonou pela joalheria e fez um curso básico sobre a arte. Ao voltar para o Brasil, fez aulas no atelier do Márcio Mattar e da Silvia Lima, no Rio, e encontrou o caminho que queria seguir: a joalheria artesanal. Há 26 anos possui um ateliê, chamado de oficina de fogo. A oficina a acompanhou pelas cidades onde morou e em sua terra natal de Daniela, Varginha em Minas Gerais, para onde voltou há 11 anos.
com reportagem fotográfica de Still – Micheli Picheli e da designer – Chris Vallias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...