Pular para o conteúdo principal

DOUTOR AOS 25 ANOS

Defesa do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia: a primeira com as novas regras de admissão
Com o recente título de doutor, o médico veterinário e estudante do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Guilherme Oberlender acaba de finalizar uma importante fase de sua formação acadêmica. Ele defendeu a tese de doutorado com Distinção de Mérito, sendo a primeira defesa de pós-graduando admitido em curso de doutorado da UFLA egresso da graduação, com a dispensa da exigência do mestrado.

Com desenvoltura de professor experiente, Guilherme Oberlender defendeu a tese intitulada “Fisiologia da Reprodução em Suínos: Igf-I no Fluido Folicular Utilizado na Maduração e Fecundação In Vitro”, área de concentração em Produção e Nutrição de Não Ruminantes. Além de ser destacada pelo reduzido tempo de conclusão do curso de doutorado, em apenas dois anos e oito meses, a tese defendida atrai a atenção da academia, por apresentar uma nova técnica de fertilização in vitro, que vai permitir a produção de leitão a partir de ovócitos de fêmeas já abatidas e por meio da adição de um fator de crescimento que aumenta as taxas de fertilização.

O estudante teve a orientação do professor Luis David Solis Murgas e coorientação dos professores Márcio Gilberto Zangeronimo (DMV) e Mônica Rodrigues Ferreira (pós-doutoranda UFLA). Além dos professores Murgas e Zangeronimo, participaram da banca os professores Nadja Gomes Alves (DZO), Juliano Vogas Peixoto (DMV) e, como membro externo, a professora Elenice Andrade Moraes, da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). 
 
Trajetória destacada
Natural de Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e estudante exemplar da turma de Medicina Veterinária (UFLA 2005/2009), Guilherme graduou-se com rendimento acadêmico superior a 80%, com domínio de língua estrangeira e participação ativa no Programa de Iniciação Científica. Exigências previstas no Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFLA para a dispensa do Mestrado.
com Cibele Aguiar - da assessoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...