Pular para o conteúdo principal

FALTA DE SEGURANÇA EM AEROPORTOS DE MINAS

Falta de barcos para resgate de aeronave no lago de Furnas, no aeroporto de Varginha
Quatro aeroportos do interior do Estado levaram bomba no quesito segurança, nas fiscalizações feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A situação mais grave é a do terminal de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro. Estão em xeque também os de Diamantina, São João del-Rei e Varginha.

A partir de 1º de dezembro, os voos da Trip, única empresa que opera em Patos de Minas, serão suspensos. No caso de um incêndio em uma aeronave, não há caminhão e bombeiros para apagar o fogo.

Em Varginha, no Sul de Minas, os riscos são ainda maiores. Relatório obtido com exclusividade pelo Hoje Em Dia mostra que os bombeiros que trabalham no aeroporto não têm barcos para o resgate em caso de queda de aeronave no lago de Furnas, a 3,5 km da pista.

“As embarcações com motores são de grande importância para o resgate de passageiros em caso de pouso forçado no mar, em rio ou em lago”, diz Lucas Coacci, especialista em aviação.

POUCA ÁGUA
Ainda segundo o documento, o caminhão de combate a incêndio do aeroporto de Varginha tem capacidade para armazenar 1.500 litros de água, enquanto o ideal seria 6 mil litros. A Anac informou que os brigadistas de Varginha não são treinados.

Os aeroportos de São João del-Rei, na Zona da Mata, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, não têm caminhão e equipes especializadas para combater incêndios em aeronaves.

Por esse motivo, a Trip, única a oferecer voos nestas duas cidades, está operando apenas nos fins de semana.

ALTERNATIVA
A Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou ter proposto à Anac a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), garantindo a compra de caminhões de combate a incêndio para Patos de Minas, Diamantina e São João del-Rei.

A licitação dos veículos foi concluída no dia 31 de outubro, e a previsão é a de que os caminhões sejam entregues no início do ano que vem. Com isso, a Setop vai pedir a agência a liberação dos voos para evitar prejuízos para a companhia e os três municípios.

Segundo a Anac, um relatório sobre a situação do aeroporto de Varginha foi entregue, no ano passado, à prefeitura, responsável pelo gerenciamento do terminal. A prefeitura informou que aguarda ajuda da Anac e do governo de Minas para melhoras as condições de segurança.
por Celso Martins - do Hoje em Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...