Pular para o conteúdo principal

FALTA DE SEGURANÇA EM AEROPORTOS DE MINAS

Falta de barcos para resgate de aeronave no lago de Furnas, no aeroporto de Varginha
Quatro aeroportos do interior do Estado levaram bomba no quesito segurança, nas fiscalizações feitas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A situação mais grave é a do terminal de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro. Estão em xeque também os de Diamantina, São João del-Rei e Varginha.

A partir de 1º de dezembro, os voos da Trip, única empresa que opera em Patos de Minas, serão suspensos. No caso de um incêndio em uma aeronave, não há caminhão e bombeiros para apagar o fogo.

Em Varginha, no Sul de Minas, os riscos são ainda maiores. Relatório obtido com exclusividade pelo Hoje Em Dia mostra que os bombeiros que trabalham no aeroporto não têm barcos para o resgate em caso de queda de aeronave no lago de Furnas, a 3,5 km da pista.

“As embarcações com motores são de grande importância para o resgate de passageiros em caso de pouso forçado no mar, em rio ou em lago”, diz Lucas Coacci, especialista em aviação.

POUCA ÁGUA
Ainda segundo o documento, o caminhão de combate a incêndio do aeroporto de Varginha tem capacidade para armazenar 1.500 litros de água, enquanto o ideal seria 6 mil litros. A Anac informou que os brigadistas de Varginha não são treinados.

Os aeroportos de São João del-Rei, na Zona da Mata, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, não têm caminhão e equipes especializadas para combater incêndios em aeronaves.

Por esse motivo, a Trip, única a oferecer voos nestas duas cidades, está operando apenas nos fins de semana.

ALTERNATIVA
A Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou ter proposto à Anac a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), garantindo a compra de caminhões de combate a incêndio para Patos de Minas, Diamantina e São João del-Rei.

A licitação dos veículos foi concluída no dia 31 de outubro, e a previsão é a de que os caminhões sejam entregues no início do ano que vem. Com isso, a Setop vai pedir a agência a liberação dos voos para evitar prejuízos para a companhia e os três municípios.

Segundo a Anac, um relatório sobre a situação do aeroporto de Varginha foi entregue, no ano passado, à prefeitura, responsável pelo gerenciamento do terminal. A prefeitura informou que aguarda ajuda da Anac e do governo de Minas para melhoras as condições de segurança.
por Celso Martins - do Hoje em Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...