Paolo Del Noce, diretor da Divisão de Veículos Especiais da Iveco e general Sinclair Mayer, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército |
A Iveco entregou ao Exército Brasileiro a primeira unidade do veículo blindado Guarani experimental. A viatura é resultado do contrato de R$ 246 milhões assinado pela Iveco e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, para a fabricação de 86 unidades do Guarani até 2014. A produção dos blindados ocorre em fábrica dedicada, dentro do Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas, na Região Central de Minas, com inauguração prevista para 2013 e investimentos de R$ 55 milhões.
Começa com índice de conteúdo local acima de 60%. Quando a fábrica estiver operando em capacidade máxima (média de 100 unidades por ano), a cadeia produtiva deverá envolver, no Brasil, cerca de 110 fornecedores diretos e até 600 fornecedores indiretos. “Com a decisão do governo brasileiro de estimular o renascimento do setor de defesa no País, as oportunidades de colaboração tecnológica com o parque industrial brasileiro são muito grandes e vamos explorar este caminho para o crescimento”, contou Paolo Del Noce, diretor da Divisão de Veículos Especiais da Iveco.
O projeto Guarani, do qual a VBTP-MR faz parte, tem como objetivo
aumentar a operacionalidade da Força Terrestre, incrementando sua
mobilidade e capacidade de atuação nas diversas missões onde a
utilização desse tipo de veículo é adequada, apresentando configurações
diferentes (transporte de pessoal, reconhecimento, socorro, posto de
comando, ambulância etc.) para atender às diversas necessidades
operacionais.
da Revista Jornauto
da Revista Jornauto
Comentários