Pular para o conteúdo principal

ORÇADA EM 22 MILHÕES, NA PRIMEIRA CHUVA, DIQUE II DEIXA A DESEJAR






É rotina os noticiários de todo o país registrarem problemas decorrentes do excesso de chuva nesta época do ano. Claro que em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a situação não seria diferente. Com praticamente mais de uma semana de chuvas constantes, diversos pontos ficaram submersos.

Entre estes pontos, os alagamentos no bairro São Geraldo, o Aterrado, mais uma vez deixaram os moradores transtornados com a enchente que chegou à beira das casas. Alguns pontos no centro da cidade, além dos bairros Vale das Andorinhas, Foch e Shangri-lá também foram alvo das chuvas. Mas, como sempre, o problema maior é mesmo no São Geraldo.

Segundo informações, a bomba do Dique II parou de funcionar acarretando na continuidade dos transtornos vividos pelos moradores daquele bairro, apesar do investimento deste novo dique, na casa dos R$ 22 milhões.

Mesmo em funcionamento desde a última semana do mês passado, o sistema de contenção não está garantindo a segurança dos moradores. Conforme fotos, videos e matérias já divulgadas, o alagamento ocorreu mais uma vez, frustrando quem mora na região, pois o que o prefeito Agnaldo Perugini divulgou, durante sua campanha eleitoral, era o fim da enchente.

O sistema de bombeamento Dique II só passou a funcionar após exaustivos testes e consertos, apesar do alto custo do equipamento. A casa das máquinas chegou a ficar dentro d´água, obrigando a Prefeitura a despejar brita de asfalto para preservar o local.

O sistema de diques para contenção de enchentes foi idealizado na década de 1990 pelo então prefeito Jair Siqueira, que iniciou a avenida Dique I, parcialmente concluída em 1995 no governo de João Batista Rosa. Em 2009, o projeto foi encampado pela Unifei – a pedido do governador Antonio Anastasia – em um grande projeto de estudo visando reduzir o risco de enchentes em Itajubá, Santa Rita do Sapucaí e Pouso Alegre.

Em visita a Pouso Alegre em janeiro de 2010, o governador Antonio Anastasia providenciou as licenças ambientais que o prefeito Agnaldo Perugini não conseguiu providenciar a tempo e liberou verba para o início da Dique 2. Parte do valor das obras da Dique 2 está sendo pago pela Copasa que cumpre um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público - firmado em meados de 2005 durante o terceiro mandato de Jair Siqueira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...