Pular para o conteúdo principal

SENADOR CLÉSIO ANDRADE REÚNE PREFEITOS DE OLHO NA DISPUTA PELO GOVERNO DE MINAS

Clésio Andrade aproveitou a presença de prefeitos na capital federal para reuni-los: os encontros dele com gestores municipais têm sido constantes
Um jantar organizado pelo senador Clésio Andrade (PMDB) com a participação de prefeitos e vice-prefeitos de Minas Gerais, em Brasília, dificultou ainda mais o que é considerado hoje o principal e mais duro objetivo do PT nas eleições de 2014 para o Palácio da Liberdade: convencer o parlamentar a não disputar o cargo, apoiando um candidato da legenda, provavelmente o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, ou aceitando ser vice na chapa.

O encontro foi realizado na noite da última segunda-feira, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), presidida por Clésio, aproveitando a presença dos prefeitos na capital federal a convite da presidente da República, Dilma Rousseff, que anunciou a liberação de R$ 66,8 bilhões para investimentos de municípios de todo o país em setores como os de infraestrutura e saúde.

Clésio ainda não assumiu a disposição de se candidatar, mas desde que tomou posse no Senado, em 2011, com a morte de Eliseu Resende, titular da cadeira pelo DEM, ele passou a circular pelo interior de Minas para reuniões com prefeitos e lideranças. O resultado foi que, hoje, o parlamentar se transformou em uma espécie de porta-voz dos municípios no Congresso Nacional, com discurso afinado com as principais bandeiras dos municípios. No jantar, Clésio fez questão de lembrar que apresentou projeto elevando de 22,5% para 26% o percentual de impostos repassados pela União para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o que altera de 2% para 4% a alíquota aplicada sobre o faturamento das mineradoras no cálculo dos royalties devidos às prefeituras.

Um petista que participa das articulações reconhece que o partido não tem muito a oferecer a Clésio para que desista de concorrer ao Palácio da Liberdade, mas lembra que, em 2010, o PMDB foi cabeça de chapa, com o ex-senador Hélio Costa, que teve como vice o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT), como vice. “Agora, portanto, é a nossa vez”, diz. Na hipótese de não conseguir convencer Clésio Andrade a abrir caminho para o partido, os petistas vão partir para a estratégia número dois, que é manter a candidatura com pacto de união em uma eventual disputa em segundo turno.

O mandato do peemedebista termina em 2014. A participação na corrida pelo Palácio da Liberdade ou a tentativa de renovar o mandato no Senado são os dois mais prováveis destinos do parlamentar. Segundo o presidente do PMDB de Minas Gerais, deputado federal Antônio Andrade, o partido já trabalha para lançar chapa completa na disputa pelo governo do estado em 2014. “Dentro da legenda, Clésio tem prioridade como nome da sigla para a briga pelo Palácio da Liberdade”, afirma. Por outro lado, o deputado diz não haver problema algum em abrir mão da candidatura em prol de um nome petista ao governo.

Amigos
Ao menos até o momento, não há qualquer sinal de atrito entre petistas e peemedebistas por causa da corrida pelo governo do estado em 2014. Além do tom conciliador de Antônio Andrade, outra prova do hoje bom relacionamento entre as duas legendas foi a presença maciça de prefeitos, e também parlamentares, do PT no jantar de segunda na CNT. Compareceram ao encontro, entre outros, o prefeito de Uberlândia (Triângulo Mineiro), Gilmar Machado, de Governador Valadares (Vale do Rio Doce), Elisa Costa, e de Ribeirão das Neves (Região Metropolitana de Belo Horizonte), Daniela Correa. Entre os parlamentares petistas estiveram no jantar, por exemplo, os deputados federais por Minas Gerais Weliton Prado e Miguel Correa Júnior. 
por Leonardo Augusto - do Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...