Pular para o conteúdo principal

PASSOS PODE TER CURSO DE MEDICINA

O deputado federal Odair Cunha (PT-MG) recebeu no gabinete regional em Varginha, o presidente do Conselho Curador da Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP), professor Fabio Pimenta Esper Kallas, na quinta-feira, 14/02, para conversar sobre a criação do curso de medicina em Passos.

Segundo Kallas, o projeto já foi protocolado no sistema e-MEC e aguarda aprovação do Ministério da Educação. Para o deputado Odair Cunha, a criação do curso de medicina em Passos, "Trata-se de um projeto importante para a instituição e, sem dúvida nenhuma, para nossa região. O grande desafio do Brasil é fazer um sistema de saúde, que seja público, universal e de qualidade e para isso é essencial que tenhamos mais médicos. Com este curso de medicina, a FESP vai fazer parte desse grande esforço nacional de termos mais médicos atuando em Passos e no Brasil inteiro", afirmou Odair.

Odair destacou que a parceria da Fundação com a Santa Casa de Misericórdia de Passos contribuirá para a aprovação do curso pelo MEC. "A Santa Casa de Passos já é reconhecida pelo trabalho que desenvolve a favor de Passos e de toda nossa região. Eu acredito muito no trabalho da instituição, por isso eu busco apoiar as iniciativas da Santa Casa, pois vejo seriedade e compromisso social no trabalho desenvolvido, da mesma maneira que vejo na gestão da FESP. Eu tenho certeza que essa parceria só irá ajudar na aprovação do curso lá em Brasília".

Durante a reunião, Fábio Kallas apresentou um projeto que a FESP e a Santa Casa de Misericórdia de Passos pretendem desenvolver após a aprovação do curso, a Cidade do Saber e da Saúde. O projeto consiste na criação de uma área de mais de 590 mil metros quadrados, sendo 200 mil de área construída, que abrigará os cursos de saúde da FESP desde graduação, técnicos, pós-graduação, pesquisa e extensão até o hospital-escola da Santa Casa de Misericórdia de Passos, além de restaurante/refeitório, espaços de convivência e prática esportiva leve e de terapias diversas. A Cidade do Saber e da Saúde prevê a ampliação do número de cursos de graduação e pós, da quantidade de laboratórios e postos/clínicas, além de outras áreas.

Outro projeto que conta com o apoio do deputado Odair Cunha é da criação de uma rádio educativa, o processo tramita no Ministério das Comunicações. A FESP já possui estúdio, equipamentos e colaboradores para iniciar a programação educativa. O objetivo é levar conhecimento acadêmico à comunidade. Participaram da reunião, o integrante da equipe de Relações Institucionais da FESP, Joanito da Fonseca, e a professora do departamento de Comunicação da instituição, Luciana Grilo Ricardino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAMPEÃS!

A equipe de Futsal Feminino Módulo 2 da Escola Estadual Azarias Ribeiro, comandada pelos professores Cascata e Daniela, venceu os Jogos Escolares de Lavras e segue agora para a disputa da fase Microrregional, que também será disputada em Lavras.

OPERAÇÃO MAR DE MINAS IV PRENDE MAIS DE 400 PESSOAS E APREENDE R$ 4,7 MILHÕES NA REGIÃO DO LAGO DE FURNAS

Forças de segurança do Estado atuaram de forma integrada com, durante mais de um mês, combatendo irregularidades e crimes A Operação Mar de Minas IV, promovida pelo Governo de Minas com órgaõs federais e instituições parceiras, teve um saldo de 2.376 apreensões feitas pela fiscalização tributária, que somaram R$ 4,7 milhões, e prendeu 401 pessoas, sendo 385 em flagrante. O balanço foi realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), nesta terça-feira (24/6). Os trabalhos começaram no dia 19/5 e se estenderam até o último domingo (22/6). Realizada de força integrada, a operação reuniu as forças de segurança estaduais, federais e instituições parceiras, empregando um efetivo de 617 integrantes, 238 viaturas, 11 embarcações, duas motos aquáticas e um drone. As ações preventivas, repressivas e de fiscalização ocorreram em diferentes pontos da região do Lago de Furnas, visando garantir a segurança dos turistas, do comércio e da população local. Houve abordagens e...

CAPOEIRISTAS DE VARGINHA LEVAM A ARTE DA CAPOEIRA PARA A EUROPA

Os capoeiristas da Casa da Capoeira – unidade Varginha seguem ampliando as fronteiras da arte e da cultura brasileira. No início de junho, Osvaldo Henrique (Mestrando Pé de Vento), João Neto (Instrutor Red Bull) e Luís Gustavo (Instrutor Panga) embarcaram em um tour internacional pela Europa, levando a capoeira de Varginha para quatro países: Portugal, França, Alemanha e Polônia. Durante a viagem, os atletas ministraram oficinas, participaram de workshops e realizaram atividades com grupos locais, fortalecendo laços culturais e promovendo intercâmbio com capoeiristas de diversos países. A turnê abriu novas possibilidades de parcerias e projetos futuros no exterior. O trio retornou a Varginha no dia 23 de junho, mas a agenda apertada não permitiu descanso. Já na última quinta (26/06), eles embarcaram rumo a Brasília, onde os instrutores Red Bull e Panga participam do Volta ao Mundo Bambas (VMB), considerado o maior campeonato de capoeira do mundo. Luís Gustavo disputará a seletiva da ca...