Pular para o conteúdo principal

FHC DEFENDE REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA


“Temos que preparar o Brasil para um enorme impulso tecnológico. Nosso grande projeto tem que ser educação de base, tecnológica, com uma revolução efetiva da educação, e mais ainda, empregos de boa qualidade”, afirmou Fernando Henrique Cardoso
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o senador Aécio Neves abriram, na noite desta segunda-feira, 25, em Belo Horizonte, o ciclo de debates “Minas Pensa o Brasil”, que vai reunir, ao longo de 2013, especialistas de diversas áreas para discutir uma nova agenda para o Brasil. O encontro reuniu cerca de 2.500 pessoas e contou com a presença do governador Antonio Anastasia, do presidente do PSDB-MG, deputado federal Marcus Pestana, além de parlamentares de Minas e de outros estados.

Fernando Henrique defendeu que o projeto do Brasil do futuro seja baseado em uma revolução da educação. O ex-presidente ressaltou a necessidade de o país se preparar para um mundo pós-crise econômica.

“Temos que ter um projeto de futuro. Os projetos que eram nossos foram usurpados pelo PT, mas o mundo mudou de novo depois dessa última crise. E os que governam hoje não entenderam a natureza dessa crise e a utilizam como pretexto para uma volta atrás, com mais intervencionismo. Temos que preparar o Brasil para o pós-crise, que começa a se desenhar com a revolução de energia feita pelos Estados Unidos. Isso vai dar uma nova dinâmica no mundo e estamos fora dela. Não estamos percebendo que o mundo começa a organizar de forma diferente. Temos que preparar o Brasil para um enorme impulso tecnológico. Nosso grande projeto tem que ser educação de base, tecnológica, com uma revolução efetiva da educação, e mais ainda, empregos de boa qualidade”, afirmou o ex-presidente em entrevista coletiva concedida antes da palestra.

Ao abrir o debate, o senador Aécio Neves destacou que o governo do PT foi incapaz de apresentar uma nova agenda para o Brasil. Segundo ele, cabe ao PSDB propor soluções para os novos desafios enfrentados pelo Brasil.

“Nossa responsabilidade é apresentar ao Brasil a nova agenda. A agenda do desenvolvimento sustentável, dos empregos de qualidade, que possibilitará ao país dar um grande salto não apenas na comunicação, como ocorre hoje, mas nas estruturas do Brasil. A agenda que está em curso é aquela proposta lá atrás pelo PSDB. Da estabilidade da moeda, da Lei de Responsabilidade Fiscal, da modernização da economia com as privatizações de setores muito importantes para alavancar o bem estar das pessoas. Já que os que estão no poder não souberam ou não quiseram fazer, é hora de o PSDB voltar a refletir sobre o Brasil dos próximos 20 anos”, afirmou o senador Aécio.

Passo para o futuro
O presidente do PSDB-MG, deputado Marcus Pestana afirmou que Minas Gerais, ao reunir especialistas para pensar soluções às dificuldades que o Brasil enfrenta, dá um grande passo para a construção do futuro do país. O próximo debate promovido pelo PSDB-MG terá a participação do governador do Pará, Simão Jatene, que falará sobre o desenvolvimento regional e sustentabilidade.

“Hoje o PSDB de Minas Gerais dá um passo decisivo na construção do futuro abrindo o ciclo de debates. É uma contribuição mineira para o Brasil na formulação de um projeto grandioso, ousado e corajoso. Serão atividades mensais com palestrantes de todo o Brasil que discutirão temas de interesse da população brasileira ao longo deste ano. E abrir com o ex-presidente Fernando Henrique é sinal do orgulho do patrimônio da herança que ele deixou para o país. Ele é o melhor intérprete do Brasil contemporâneo e vai nos ajudar a enxergar os novos desafios e necessidades da população”, afirmou Marcus Pestana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...