Pular para o conteúdo principal

AULA MAGNA DO CENTENÁRIO DA UNIFEI TEM RELATO HISTÓRICO DO NETO DO FUNDADOR

O reitor Dagoberto de Almeida (centro da mesa), entre o engenheiro Nelson Henrique e o prefeito Rodrigo Riera, faz a abertura da Aula Magna do Centenário.

O engenheiro Nelson Henrique, entre os professores da Unifei, visita as instalações do Laboratório Termo-hidrelétrico que será totalmente revitalizado.

O engenheiro Nelson Henrique faz aposição de uma coroa de flores no mausoléu do seu avô, o fundador da Unifei, Theodomiro Carneiro Santiago.
A abertura do ano letivo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi marcada com a Aula Magna do centenário da instituição ministrada pelo neto do fundador, engenheiro e professor Nelson Henrique Costa Santiago. Com o salão de leitura da Biblioteca Mauá repleto de alunos, professores, alguns familiares do fundador da universidade, Theodomiro Carneiro Santiago, ex-alunos e convidados, o palestrante abordou um histórico bem fundamentado das origens da instituição, inaugurada em 23 de novembro de 1913 com a denominação de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). No decorrer da cerimônia, o prefeito de Itajubá Rodrigo Riera, assinou decreto determinando que, ao longo de 2013, os documentos oficiais da Prefeitura Municipal estarão timbrados com a logomarca oficial do centenário da Unifei.

A mesa solene foi formada pelo reitor da Unifei, Dagoberto Alves de Almeida; o convidado para ministrar a Aula Magna, engenheiro Nelson Henrique Costa Santiago; o prefeito Rodrigo Riera; o vice-reitor, Paulo Waki; o pró-reitor de Graduação, Egon Luiz Muller Junior; o presidente da Associação dos Diplomados da Unifei, Joaquim Carlos Masseli Barbosa e o presidente da Fundação Theodomiro Santiago, Rubens Pinto Pinheiro. Destaque também para a presença do sobrinho do fundador, engenheiro e ex-aluno da Unifei, Rodolfo Carneiro Santiago. Os ex-dirigentes da instituição Fredmarck Leão, José Carlos Goulart e Renato Nunes também prestigiaram o evento.

No seu pronunciamento o reitor Dagoberto de Almeida lembrou aos alunos ingressantes que eles estão iniciando a vida universitária “nessa honrosa instituição que está completando o seu centenário de fundação”. Disse ainda que um jovem idealista, dinâmico e de visão empreendedora construiu as bases para uma instituição tecnológica no Brasil agrário de então. “Assim, estamos todos aqui reunidos em decorrência do trabalho daquele notável senhor, Theodomiro Santiago”- acentuou.

O dirigente também informou que a Fundação Theodomiro Santiago “é a guardiã dos ideais do fundador e das tradições da instituição” Neste ano do centenário, estamos lançando a pedra fundamental de um novo modelo para que a Fundação possa se dedicar ainda mais ao seu foco que é preservar a memória do fundador. O casarão do centro da cidade, onde a universidade começou, está sendo restaurado, assim como o Laboratório Termo- hidrelétrtico. “Esse empenho de resgate do patrimônio histórico é uma viagem sem retorno, que apenas está começando esse ano”- enfatizou.

Já o engenheiro Nelson Santiago, ao longo de sua Aula Magna, fez um relato histórico da fundação da instituição tocando em fatos políticos e outros pitorescos que envolveram a história do seu avô, Theodomiro Santiago. Ele enfatizou aos alunos sobre a importância de ingressar em uma universidade e como o conhecimento é estratégico para o desenvolvimento do país. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da empresa Fluxo Energia, também atentou para a necessidade dos profissionais buscarem aprofundar seus conhecimentos constantemente.

O professor convidado visitou o prédio central da Unifei e depositou uma coroa de flores no mausoléu do fundador, onde estão depositados os seus restos mortais. Em seguida, percorreu as instalações do Laboratório Termo-hidrelétrico, fundado em 1928, que será totalmente reformado e seus equipamentos restaurados visando a plena operação para uso didático e de pesquisa, além de ser museu vivo aberto a visitações. A reforma e revitalização do Laboratório estão sendo coordenadas pelo professor Augusto Nelson Carvalho Viana, com a participação de vários técnico-administrativos e docentes, a exemplo do ex-dirigente da Unifei, professor Zulcy de Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...