Pular para o conteúdo principal

AULA MAGNA DO CENTENÁRIO DA UNIFEI TEM RELATO HISTÓRICO DO NETO DO FUNDADOR

O reitor Dagoberto de Almeida (centro da mesa), entre o engenheiro Nelson Henrique e o prefeito Rodrigo Riera, faz a abertura da Aula Magna do Centenário.

O engenheiro Nelson Henrique, entre os professores da Unifei, visita as instalações do Laboratório Termo-hidrelétrico que será totalmente revitalizado.

O engenheiro Nelson Henrique faz aposição de uma coroa de flores no mausoléu do seu avô, o fundador da Unifei, Theodomiro Carneiro Santiago.
A abertura do ano letivo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi marcada com a Aula Magna do centenário da instituição ministrada pelo neto do fundador, engenheiro e professor Nelson Henrique Costa Santiago. Com o salão de leitura da Biblioteca Mauá repleto de alunos, professores, alguns familiares do fundador da universidade, Theodomiro Carneiro Santiago, ex-alunos e convidados, o palestrante abordou um histórico bem fundamentado das origens da instituição, inaugurada em 23 de novembro de 1913 com a denominação de Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá (IEMI). No decorrer da cerimônia, o prefeito de Itajubá Rodrigo Riera, assinou decreto determinando que, ao longo de 2013, os documentos oficiais da Prefeitura Municipal estarão timbrados com a logomarca oficial do centenário da Unifei.

A mesa solene foi formada pelo reitor da Unifei, Dagoberto Alves de Almeida; o convidado para ministrar a Aula Magna, engenheiro Nelson Henrique Costa Santiago; o prefeito Rodrigo Riera; o vice-reitor, Paulo Waki; o pró-reitor de Graduação, Egon Luiz Muller Junior; o presidente da Associação dos Diplomados da Unifei, Joaquim Carlos Masseli Barbosa e o presidente da Fundação Theodomiro Santiago, Rubens Pinto Pinheiro. Destaque também para a presença do sobrinho do fundador, engenheiro e ex-aluno da Unifei, Rodolfo Carneiro Santiago. Os ex-dirigentes da instituição Fredmarck Leão, José Carlos Goulart e Renato Nunes também prestigiaram o evento.

No seu pronunciamento o reitor Dagoberto de Almeida lembrou aos alunos ingressantes que eles estão iniciando a vida universitária “nessa honrosa instituição que está completando o seu centenário de fundação”. Disse ainda que um jovem idealista, dinâmico e de visão empreendedora construiu as bases para uma instituição tecnológica no Brasil agrário de então. “Assim, estamos todos aqui reunidos em decorrência do trabalho daquele notável senhor, Theodomiro Santiago”- acentuou.

O dirigente também informou que a Fundação Theodomiro Santiago “é a guardiã dos ideais do fundador e das tradições da instituição” Neste ano do centenário, estamos lançando a pedra fundamental de um novo modelo para que a Fundação possa se dedicar ainda mais ao seu foco que é preservar a memória do fundador. O casarão do centro da cidade, onde a universidade começou, está sendo restaurado, assim como o Laboratório Termo- hidrelétrtico. “Esse empenho de resgate do patrimônio histórico é uma viagem sem retorno, que apenas está começando esse ano”- enfatizou.

Já o engenheiro Nelson Santiago, ao longo de sua Aula Magna, fez um relato histórico da fundação da instituição tocando em fatos políticos e outros pitorescos que envolveram a história do seu avô, Theodomiro Santiago. Ele enfatizou aos alunos sobre a importância de ingressar em uma universidade e como o conhecimento é estratégico para o desenvolvimento do país. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da empresa Fluxo Energia, também atentou para a necessidade dos profissionais buscarem aprofundar seus conhecimentos constantemente.

O professor convidado visitou o prédio central da Unifei e depositou uma coroa de flores no mausoléu do fundador, onde estão depositados os seus restos mortais. Em seguida, percorreu as instalações do Laboratório Termo-hidrelétrico, fundado em 1928, que será totalmente reformado e seus equipamentos restaurados visando a plena operação para uso didático e de pesquisa, além de ser museu vivo aberto a visitações. A reforma e revitalização do Laboratório estão sendo coordenadas pelo professor Augusto Nelson Carvalho Viana, com a participação de vários técnico-administrativos e docentes, a exemplo do ex-dirigente da Unifei, professor Zulcy de Souza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...