Pular para o conteúdo principal

EXTREMA É PREMIADA EM DUBAI

Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foram premiados na quarta-feira passada, 6, as melhores ações realizadas pelo mundo que obtiveram sucesso na melhoria da qualidade de vida das pessoas. O projeto Conservador das Águas, de Extrema, no Sul de Minas, é o representante brasileiro na cerimônia, a coroação de um trabalho ambiental pra lá de bem sucedido.

A cerimônia contou com a presença do Sheikh, Hamdan Bin Rashid Al Maktoum e do ministro das Finanças e presidente da Municipalidade de Dubai, engenheiro Hussain Lootah Nassir, representantes do UN-Habitat e do Prêmio do Júri presidido pelo embaixador Agnes Kadama Kalibbala, diretor de Habitação do Ministério das Terras, Uganda e 12 vencedores de 46 concorrentes finalistas que representam várias regiões do mundo. Representando Extrema estiveram o prefeito Luiz Carlos Bergamin (PSDB), o vice-prefeito, João Batista da Silva (DEM) e o secretário do Meio Ambiente, Paulo Henrique Pereira.

Engenheiro Hussain Lootah Nassir disse que o Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas foi estabelecido durante a Conferência Internacional das Nações Unidas organizada pela Municipalidade de Dubai, em cooperação com a Organização das Nações Unidas (ONU-Habitat), em 1995, com 914 participantes de 95 países, para reconhecer as melhores práticas com positiva impacto na melhoria do ambiente de vida. “O prêmio é destinado a honrar as melhores práticas que atingem significativosimpactos positivos sobre o ambiente de vida das pessoas, especialmente os pobres e desfavorecidos, além de apoiar projetos humanitários em todo o mundo”, disse Lootah.

“Os critérios para ganhar o prêmio é ter um impacto visível e tangível na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ele deve ser o resultado de parceria efetiva entre os setores público, privado e da sociedade civil e sustentável socialmente, culturalmente, economicamente e ambientalmente, Lootah continuou.

“As melhores práticas devem ser promovidas e utilizadas pelas Nações Unidas e da comunidade internacional sensibilização dos tomadores de decisão em todos os níveis e para o público em relação às possíveis soluções para os problemas sociais comuns, econômicos e ambientais. As práticas são esperados para compartilhar conhecimento e transferência de conhecimentos e experiência através de rede e redes peer-to-peer de aprendizagem “, explicou.

Atualmente, organizações e governos de várias cidades brasileiras e da África empregam o modelo do Conservador das Águas em outros projetos ambientais. Como resultado de oito premiações realizadas, atualmente, existem cerca de 4.000 boas e melhores práticas de 140 países apresentados no banco de dados de Melhores Práticas. Em cada ciclo, um comitê independente de especialistas técnicos (Technical Advisory Committee) identifica boas práticas e Melhor e prepara uma lista. Um Júri Internacional seleciona os vencedores da lista.

O Prêmio Internacional de Dubai é composto por 11 Awards, 6 de Melhores Práticas, 2 para a Transferência de Melhores Práticas, 2 para o setor privado e 1 para os indivíduos que contribuem de forma positiva para melhorar o ambiente em que vivem.

Conheça o projeto nesta reportagem da Rede Globo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...