Pular para o conteúdo principal

EXTREMA É PREMIADA EM DUBAI

Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, foram premiados na quarta-feira passada, 6, as melhores ações realizadas pelo mundo que obtiveram sucesso na melhoria da qualidade de vida das pessoas. O projeto Conservador das Águas, de Extrema, no Sul de Minas, é o representante brasileiro na cerimônia, a coroação de um trabalho ambiental pra lá de bem sucedido.

A cerimônia contou com a presença do Sheikh, Hamdan Bin Rashid Al Maktoum e do ministro das Finanças e presidente da Municipalidade de Dubai, engenheiro Hussain Lootah Nassir, representantes do UN-Habitat e do Prêmio do Júri presidido pelo embaixador Agnes Kadama Kalibbala, diretor de Habitação do Ministério das Terras, Uganda e 12 vencedores de 46 concorrentes finalistas que representam várias regiões do mundo. Representando Extrema estiveram o prefeito Luiz Carlos Bergamin (PSDB), o vice-prefeito, João Batista da Silva (DEM) e o secretário do Meio Ambiente, Paulo Henrique Pereira.

Engenheiro Hussain Lootah Nassir disse que o Prêmio Internacional de Dubai para Melhores Práticas foi estabelecido durante a Conferência Internacional das Nações Unidas organizada pela Municipalidade de Dubai, em cooperação com a Organização das Nações Unidas (ONU-Habitat), em 1995, com 914 participantes de 95 países, para reconhecer as melhores práticas com positiva impacto na melhoria do ambiente de vida. “O prêmio é destinado a honrar as melhores práticas que atingem significativosimpactos positivos sobre o ambiente de vida das pessoas, especialmente os pobres e desfavorecidos, além de apoiar projetos humanitários em todo o mundo”, disse Lootah.

“Os critérios para ganhar o prêmio é ter um impacto visível e tangível na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Ele deve ser o resultado de parceria efetiva entre os setores público, privado e da sociedade civil e sustentável socialmente, culturalmente, economicamente e ambientalmente, Lootah continuou.

“As melhores práticas devem ser promovidas e utilizadas pelas Nações Unidas e da comunidade internacional sensibilização dos tomadores de decisão em todos os níveis e para o público em relação às possíveis soluções para os problemas sociais comuns, econômicos e ambientais. As práticas são esperados para compartilhar conhecimento e transferência de conhecimentos e experiência através de rede e redes peer-to-peer de aprendizagem “, explicou.

Atualmente, organizações e governos de várias cidades brasileiras e da África empregam o modelo do Conservador das Águas em outros projetos ambientais. Como resultado de oito premiações realizadas, atualmente, existem cerca de 4.000 boas e melhores práticas de 140 países apresentados no banco de dados de Melhores Práticas. Em cada ciclo, um comitê independente de especialistas técnicos (Technical Advisory Committee) identifica boas práticas e Melhor e prepara uma lista. Um Júri Internacional seleciona os vencedores da lista.

O Prêmio Internacional de Dubai é composto por 11 Awards, 6 de Melhores Práticas, 2 para a Transferência de Melhores Práticas, 2 para o setor privado e 1 para os indivíduos que contribuem de forma positiva para melhorar o ambiente em que vivem.

Conheça o projeto nesta reportagem da Rede Globo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...

COM APOIO DO GOVERNO DE MINAS, GRUPO CANADENSE ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$ 1,8 BILHÃO EM ARAXÁ

McCain, líder global na produção de batatas pré-fritas congeladas, vai se expandir com maior aporte da história da empresa na região A cidade de Araxá, no Alto Paranaíba, vai receber um novo impulso econômico com o anúncio de expansão da unidade da McCain, indústria canadense especializada na produção de batatas pré-fritas congeladas, cujo investimento será de R$ 1,8 bilhão. Este aporte, inteiramente privado, será voltado para a ampliação da capacidade produtiva da empresa entre 2025 e 2027. O projeto foi anunciado em cerimônia realizada nesta segunda-feira (8/12). Ele inclui novas linhas de produção, aumento das áreas de armazenagem e estima-se que mais de 350 empregos sejam criados, além da participação de mais de mil profissionais no setor agrícola. “Fico muito feliz com mais esse investimento atraído para Minas Gerais, que hoje é o estado que mais produz batatas pré-fritas no país. É uma ação que vai gerar empregos e movimentar a cadeia produtiva no estado”, disse o governador Rome...