Pular para o conteúdo principal

MAIS RIGOR PARA O DESCARTE IRREGULAR DE LIXO E DE RESÍDUOS

Fiscais flagraram motorista jogando galhos de árvores e outros resíduos em um terreno na Estrada do Pântano
O mau hábito de descartar lixo, resíduos e recicláveis em terrenos baldios, áreas afastadas do centro e estradas rurais, acontece com frequência em diversos pontos da cidade. Por isso, a Prefeitura Municipal de Alfenas, no Sul de minas, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente vem agindo de forma mais rigorosa com aqueles que forem flagrados nesse tipo de situação.

No dia 28 de fevereiro, fiscais da Secretaria flagraram um motorista que descartava galhos de árvores e outros resíduos em um terreno na Estrada do Pântano. De acordo com o coordenador do setor na Secretaria de Obras, Jonathan Pereira de Souza, hoje existem nove localidades no município consideradas críticas, onde são registrados, com mais frequência, o descarte irregular de lixo. 
 
São elas: estrada do Pântano; estrada atrás da pista do aeroporto; terrenos baldios localizados atrás da Casa Pinto (Skol); os 500 metros iniciais da estrada que vai para o bairro rural Muquirana; estrada do Matadouro; rotatória da Rua Viçosa e Avenida Américo de Oliveira no bairro Residencial Oliveira; Rua Tiradentes (esquina com a Rua Castro Alves no Jardim São Carlos); Avenida Dr. Lincoln Westin da Silveira (entre os bairros Santa Luzia e Jardim Primavera); Rua Manoel Dias da Costa (próximo ao campo de futebol do bairro do Pinheirinho) e no próprio campo de futebol do bairro Pinheirinho.

Jonathan Pereira conta que atualmente a prefeitura tem dois fiscais que monitoram esses locais. Eles percorrem áreas já conhecidas para flagrar infratores. “Fotos são tiradas e posteriormente encaminhadas para a Polícia Ambiental, para que sejam tomadas as devidas providencias”, acrescenta Pereira. Esses trabalhos também contam com o apoio dos moradores próximos às áreas de descarte, que encaminham as informações com fotos das pessoas, seus possíveis nomes e as placas dos veículos pegos descartando lixo.

Dezenas de caminhões recolhem o lixo irregular toda semana 
Nesses pontos, considerados críticos no município são encontrados todo tipo de lixo: restos de construção civil (entulho), de açougue, móveis (sofás, televisões, etc...), ossos de animais, restos de gesso, pneus e lixo domiciliar. Em média, a prefeitura recolhe, por semana, 30 caminhões de terra, misturada com os resíduos descartados. Os moradores podem fazer denúncias nos telefones da Secretaria de Meio Ambiente, 3698-1718 ou à Polícia Ambiental, 3698 – 2140 para que os infratores possam ser punidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...