Pular para o conteúdo principal

MAIS RIGOR PARA O DESCARTE IRREGULAR DE LIXO E DE RESÍDUOS

Fiscais flagraram motorista jogando galhos de árvores e outros resíduos em um terreno na Estrada do Pântano
O mau hábito de descartar lixo, resíduos e recicláveis em terrenos baldios, áreas afastadas do centro e estradas rurais, acontece com frequência em diversos pontos da cidade. Por isso, a Prefeitura Municipal de Alfenas, no Sul de minas, por meio de sua Secretaria de Meio Ambiente vem agindo de forma mais rigorosa com aqueles que forem flagrados nesse tipo de situação.

No dia 28 de fevereiro, fiscais da Secretaria flagraram um motorista que descartava galhos de árvores e outros resíduos em um terreno na Estrada do Pântano. De acordo com o coordenador do setor na Secretaria de Obras, Jonathan Pereira de Souza, hoje existem nove localidades no município consideradas críticas, onde são registrados, com mais frequência, o descarte irregular de lixo. 
 
São elas: estrada do Pântano; estrada atrás da pista do aeroporto; terrenos baldios localizados atrás da Casa Pinto (Skol); os 500 metros iniciais da estrada que vai para o bairro rural Muquirana; estrada do Matadouro; rotatória da Rua Viçosa e Avenida Américo de Oliveira no bairro Residencial Oliveira; Rua Tiradentes (esquina com a Rua Castro Alves no Jardim São Carlos); Avenida Dr. Lincoln Westin da Silveira (entre os bairros Santa Luzia e Jardim Primavera); Rua Manoel Dias da Costa (próximo ao campo de futebol do bairro do Pinheirinho) e no próprio campo de futebol do bairro Pinheirinho.

Jonathan Pereira conta que atualmente a prefeitura tem dois fiscais que monitoram esses locais. Eles percorrem áreas já conhecidas para flagrar infratores. “Fotos são tiradas e posteriormente encaminhadas para a Polícia Ambiental, para que sejam tomadas as devidas providencias”, acrescenta Pereira. Esses trabalhos também contam com o apoio dos moradores próximos às áreas de descarte, que encaminham as informações com fotos das pessoas, seus possíveis nomes e as placas dos veículos pegos descartando lixo.

Dezenas de caminhões recolhem o lixo irregular toda semana 
Nesses pontos, considerados críticos no município são encontrados todo tipo de lixo: restos de construção civil (entulho), de açougue, móveis (sofás, televisões, etc...), ossos de animais, restos de gesso, pneus e lixo domiciliar. Em média, a prefeitura recolhe, por semana, 30 caminhões de terra, misturada com os resíduos descartados. Os moradores podem fazer denúncias nos telefones da Secretaria de Meio Ambiente, 3698-1718 ou à Polícia Ambiental, 3698 – 2140 para que os infratores possam ser punidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...