Pular para o conteúdo principal

MINISTRA ELEONORA MENICUCCI É HOMENAGEADA COM MEDALHA RUTH CARDOSO


Honraria reconhece trabalho de Menicucci à frente da SPM e trajetória dedicada aos direitos das mulheres, pesquisa e educação em São Paulo
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SEPM-PR), foi uma das agraciadas com a V Medalha Ruth Cardoso, em solenidade ontem, segunda-feira, 4, às 19h30, no Hall Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, foi instituído o decreto nº 53.721, de 24 de novembro de 2008, para que em todos os anos posteriores fosse prestada homenagem à professora e antropóloga Ruth Cardoso, por meio de uma medalha. Recebem esta homenagem personalidades e entidades que se destacam na luta em prol da mulher.

Mineira de Lavras, no Sul de Minas, a ministra Eleonora Menicucci de Oliveira foi militante política em organizações de esquerda contra o regime militar. Presa em 1971, passou quase três anos no presídio Tirantes, em São Paulo. Ao sair da prisão, iniciou carreira docente na Universidade Federal da Paraíba. Como pesquisadora e professora titular da Universidade Federal de São Paulo, publicou vários artigos e estudos acadêmicos sobre a situação das mulheres nos campos da saúde, violência e trabalho.

Eleonora é feminista de primeira hora, da chamada "segunda onda do feminismo brasileiro", que acontece a partir de 1975. Como pesquisadora e professora titular da Universidade Federal de São Paulo, publica regularmente artigos e estudos sobre temas críticos da condição das mulheres nos campos da saúde, violência e trabalho.

"Como mulher, acadêmica e ministra de Estado, tenho muito orgulho de receber a medalha Ruth Cardoso, ela que nos deixou um legado de luta pelos direitos das mulheres, além de uma grande e consistente produção acadêmica", diz a ministra Eleonora. Em agosto de 2012, Menicucci recebeu o título de cidadã paulistana, concedido pela Câmara Municipal de São Paulo. A presidenta do Conselho Estadual da Condição Feminina, delegada Rose, explica a escolha da ministra entre as homenageadas. "A escolha de Eleonora Menicucci não se deu porque ela agora é ministra, mas pela sua história de luta pelas mulheres", explica.

A Medalha Ruth Cardoso é entregue pelo Conselho Estadual da Condição Feminina para as entidades e personalidades que se destacaram pela luta dos direitos femininos. O conselho é vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Os homenageados de 2013 são: Centro de Referência de Saúde da Mulher, do Hospital Pérola Byington; Adélia Bellodi Privato, presidente do Centro Cultural e Assistencial Oficina das Meninas de Araraquara; Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa Estadual Saúde do Adolescente; Eleanora Menicucci de Oliveira, ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres; Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo; Orchidéa Apparecida Marchezani Corciolli, presidente do São Paulo Woman’s Club e da Confederação dos Woman’s Clubs do Brasil; da Sônia Hess, presidente da Dudalina.
enviado especial Sebastião Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...