Pular para o conteúdo principal

PAULO ABI-ACKEL É ELEITO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA POR UNANIMIDADE

O deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) foi eleito nesta quarta-feira, 6, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática da Câmara. Escolhido de forma unânime pelos parlamentares, o tucano irá comandar o colegiado responsável por promover políticas públicas na área científica e tecnológica e tratar de assuntos relativos à comunicação. Abi-Ackel pretende aprofundar as discussões referentes a temas que promovam ainda mais a inserção do país entre as nações mais modernas do mundo.

“Há muito o que fazer e avançar, principalmente considerando que o avanço tecnológico é muito veloz. O grande desafio é que nossa comissão acompanhe isso e faça regulamentações e leis novas para que o país não fique atrasado diante dessas inovações”, afirmou. O tucano lembra que eventos como Copa e Olímpiadas, que acontecerão no país nos próximos anos, exigirão avanços imediatos nesse sentido.

Ao lado de Abi-Ackel, atuarão como 1º vice-presidente Nelson Marchezan Júnior (RS) e como 2º vice-presidente Jorge Bittar (PT-RJ). O novo presidente afirma que deve dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos em anos anteriores e a pauta iniciada sob o comando de seu antecessor, Eduardo Azeredo (PSDB-MG). É o terceiro ano consecutivo que o PSDB comanda o colegiado. Antes dos mineiros, o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) presidiu a comissão em 2011.

“Podemos melhorar muito com debates sérios e aprofundando alguns temas que estão em segundo plano”, avisou Abi-Ackel. O deputado aposta numa aproximação com a Comissão de Educação. Segundo ele, é necessário que os dois colegiados procurem encontrar soluções para os déficits nacionais em áreas como a inovação. O parlamentar pretende se encontrar em breve como os ministros de Ciência e Tecnologia e também das Comunicações.

Entre os assuntos que devem ser discutidos pelo colegiado, estão um possível projeto de controle da mídia, idealizado pelo PT e condenado pelo PSDB e demais partidos que apoiam a liberdade de imprensa. Além disso, o marco regulatório da internet, já aprovado pela comissão e ainda não votado em plenário, pode voltar a ser debatido pelo colegiado.

“Houve muita reação no final do ano passado quanto a esse tema. Vou conversar com o Azeredo, que me antecedeu, para verificar como foram os trabalhos e sabermos se há gargalos para assim trazer o tema de volta ao colegiado e saná-los ou para avançarmos para a votação em plenário”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...