Pular para o conteúdo principal

PROFESSOR DA UNIFAL RESTAURA DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA MANUSCRITA DE ALFENAS




O professor do curso de História do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Alisson Eugênio, desenvolveu um trabalho de restauração, organização e catalogação da documentação histórica manuscrita de Alfenas, referente ao período de 1860 a 1982.

Composto por 69 séries documentais, (34 da Câmara Municipal e 35 da Prefeitura Municipal), o acervo variado, remonta a vida cotidiana no município, bem como a economia, a política, a cultura e aspectos sociais da cidade. “Por meio dele, diversas pesquisas poderão ser desenvolvidas para o estudo da história de Alfenas”, assinala o autor.

Segundo professor Alisson, o material será útil para os alunos da Universidade e também para os professores da rede de ensino básico e médio do município. “A documentação que ele reúne poderá servir de ‘laboratório’ para capacitação de alunos dos cursos de História e Ciências Sociais da Unifal; para aprenderem a interpretar a história na fonte primária, o que poderá estimular o interesse deles em pesquisar temas históricos e sociais da cidade. Também criará condições para que os professores da rede de ensino básico e médio de Alfenas possam ser treinados para ler a documentação histórica manuscrita e levá-la para sala de aula”, comenta.

O trabalho do professor foi desenvolvido entre 2010 e 2012, e contou com o suporte de 15 alunos que após participarem e se capacitarem em projetos e cursos de extensão, integraram a equipe responsável pela organização e catalogação do acervo. Abrangendo 120 anos de história de Alfenas, o acervo reúne informações burocráticas correntes, sobretudo as de caráter contábil, dados eleitorais registrados nas Atas de eleições e Listas de eleitores, e também, dados econômicos registrados nos arrolamentos de contribuintes que pagavam impostos relativos, por exemplo, à “indústria e profissões”, de comerciantes do antigo mercado municipal e dos pecuaristas que abatiam seu gado no matadouro municipal.

Além de ser impresso pela UNIFAL-MG em breve, o catálogo da documentação também será disponibilizado on-line. O acervo, que ocupa um espaço nas dependências do prédio do Museu da Memória e Patrimônio da Instituição, deverá ser aberto ao público, no segundo semestre de 2013. com Ana Carolina Araújo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...