Pular para o conteúdo principal

BRASIL É CAMPEÃO MUNDIAL EM USO DA INTERNET

Internet: 69 horas de uso por mês e o quinto colocado em conexão
O deputado federal Paulo Abi Ackel, presidente da Comissão de Ciência Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, participou da abertura do Congresso Brasileiro de Internet (CBI), em Brasília, a convite da Associação Brasileira de Internet- Abranet, que reuniu as mais importantes empresas da web com operação no país.

O CBI colocou no centro do debate os enormes desafios que se apresentam para a internet brasileira. Entre os principais pontos de discussão se destacaram o desenvolvimento de novas tecnologias, a necessidade de regulamentação do setor e as travas no investimento para ampliação da infraestrutura.

Em seu pronunciamento, Paulo Abi Ackel destacou o avanço do setor de informática no país, ainda que apenas com 16 anos de atuação comercial, quando mais de 94 milhões de habitantes já acessam a WEB, o que coloca o Brasil na 5ª posição de país mais conectado do mundo.

Sobre o perfil de quem de quem utiliza a rede, foi citada pesquisa do Ibope indicando que mais de 50 milhões de usuários acessam regularmente a Internet, sendo que 87% a utilizam semanalmente. E, no que diz respeito ao tempo de navegação, o Brasil é lembrado como o campeão mundial de uso, com cerca de 69 horas por mês.

Para o deputado Abi-Ackel, ao longo de todo o tempo em que a Internet foi-se consolidando como instrumento essencial de negócios, trabalho, estudo e lazer, muitas riquezas foram geradas em nosso país. Embora o país ainda seja tímido no comércio on-line, com apenas 20% dos internautas realizando transações, mas isso já gera cerca de 20 bilhões de reais anuais em compras via Internet.

“Nós, aqui neste auditório, temos plena consciência de que a Internet hoje em dia inclui ainda mais do que os meios de comunicação tradicionais. O abismo que se cria com a ausência do serviço em muitas comunidades brasileiras impede o próprio desenvolvimento equilibrado das regiões e acelera o processo de exclusão social. O desafio é de todos nós: governo, parlamento, agências reguladoras, prestadores de serviços, detentores dos meios de telecomunicações e cidadãos”, avaliou Abi-Ackel.

Como presidente da CCTCI da Câmara dos Deputados, Paulo Abi-Ackel convidou os presentes a se juntarem ao legislativo, participando dos debates que acontecerão ao longo de 2013. “Sugestões são sempre muito bem-vindas e certamente agregarão valor aos trabalhos parlamentares nas mais diversas instâncias das Casas Legislativas”, considerou o deputado.

Sob o ponto de vista legislativo, Abi-Ackel disse que o parlamento brasileiro tem dado respostas no que se refere à apreciação de proposições na área de Internet. Exemplos citados foram a recente aprovação da Lei Carolina Dieckmann, bem como as discussões sobre o marco civil da Internet.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...