Pular para o conteúdo principal

FORÇA-TAREFA FECHA O CERCO AO ABUSO SONORO EM LAVRAS

Convidados pelo prefeito Marcos Cherem (PSD), compareceram à Prefeitura Municipal na manhã de ontem, 4, o juiz de Direito, Gilberto Benedito; os promotores Eduardo de Paula Machado e Aécio Rabelo; o delegado regional da Polícia Civil, Carlos Camargo; o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, major Flávio Marcos Valério; o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Ademir Penido da Silva e o comandante da 6ª Cia de Meio Ambiente e Trânsito, major Ageu Evangelista Ferreira. Além deles estavam presentes o prefeito, além dos assessores Hélio Ribeiro e Heitor Sebastião Ribeiro.

Durante a reunião foram traçadas ações conjuntas entre o Município e as demais instituições do Estado para coibir a perturbação do sossego em Lavras.  Inicialmente serão realizados procedimentos no que diz respeito a automóveis dotados de caixas de som potentes (o conhecido bate estaca) que ocasionam uma incômoda vibração por toda a região onde passam e até o acionamento de alarmes automotivos. 
 
Por recomendação do Ministério Público Estadual, a Polícia Militar deverá proceder à apreensão dos veículos equipados com esse tipo de aparelhagem, que será retirada dos mesmos pela Polícia Civil, com posterior encaminhamento ao Judiciário para responsabilização civil e criminal dos responsáveis.

Em seguida foi acordado que serão abordados quaisquer eventos que causem poluição sonora e ambiental, tais como festas em residências (especialmente Repúblicas Estudantis). Novamente o envolvimento entre o Município, as forças policiais, os bombeiros, o Ministério Público e o Judiciário, buscará apurar as responsabilidades, que deverão implicar até em multas tanto para as imobiliárias como para os donos dos imóveis, na condição de corresponsáveis. No caso de estabelecimentos comerciais os proprietários responderão pelas eventuais irregularidades.

É a primeira vez que, em Lavras, ocorre uma mobilização conjunta entre essas diferentes instituições para assegurar que o direito à diversão de uns não fira o direito ao sossego de outros. Todos os presentes se disseram estimulados e otimistas quanto aos resultados que serão obtidos através por meio da conjugação de esforços iniciada hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...