Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA CREDENCIAMENTO PARA ONCOPEDIATRIA EM POUSO ALEGRE

O secretário nacional de Atenção à Saúde Helvécio Magalhães deu o sinal verde para que a cidade possa tratar o câncer infantil. A liberação atende ao pedido de uma frente de mobilização formada pelo deputado Odair Cunha, o prefeito Agnaldo Perugini, o vice-prefeito Mário Lúcio Mattozo, o secretário de Saúde Luiz Augusto e o vereador Rafel Huhn
A comitiva formada pelo deputado federal Odair Cunha (PT), o vice-prefeito Mário Lúcio Mattozo, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Augusto e os médicos Carlos Eduardo Kersul e a Emanuella Vacarezza chegaram ansiosos à sala do secretário nacional de Atenção Básica à Saúde, Helvécio Magalhães (PT). Em jogo, o destino de milhares de crianças com câncer de 54 municípios do Sul de Minas. Ao final do encontro, o grupo comemorou mais uma liberação do governo federal para Pouso Alegre e região, que passarão a contar com um centro de oncopediatria, local especializado no tratamento do câncer infantil.

A oncopediatria funcionará no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) e, a exemplo do que já ocorre com o centro de oncologia, que passou a funcionar no hospital em meados de 2012, servirá de referência para mais de 1,5 milhão de pessoas de 54 municípios da microrregião de Pouso Alegre. “O câncer é uma das doenças que mais assustam e fragilizam as pessoas. O impacto dela sobre os jovens é ainda mais devastador. Obter do Ministério da Saúde o aval para que possamos oferecer às nossas crianças todos os recursos médicos possíveis é algo que nos deixa muito alegres”, comemora o vice-prefeito Mário Lúcio Mattozo.

O estrago provocado pelo câncer na população de 0 a 18 anos fica evidente nas estatísticas do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Segundo o órgão, ele é a segunda maior causa de mortes nesta faixa etária. “Até então, os jovens de Pouso Alegre e região que precisavam de tratamento oncológico precisavam recorrer a centros distantes. Oferecer esse tratamento próximo de suas casas, de suas famílias garante mais qualidade de vida em um momento tão difícil”, analisa o vereador Rafael Huhn.

Alta complexidade
Desde o segundo semestre de 2012, esta é a terceira liberação do Ministério da Saúde para implantação de procedimentos de alta complexidade em Pouso Alegre. O primeiro deles, o centro oncológico, foi anunciado em junho pelo ministro da pasta, Alexandre Padilha. Em outubro, foi a vez das cirurgias endovasculares agregarem valor ao mapa de procedimentos complexos. “Agora, com a oncopediatria, prosseguimos na caminhada que nos propusemos de revolucionar a saúde em Pouso Alegre”, assinala o prefeito Agnaldo Perugni.

Ponte política essencial de Pouso Alegre em Brasília, o deputado federal Odair Cunha avalia que a oncopediatria é um serviço de saúde fundamental para a região. “Estamos empenhados junto ao Ministério da Saúde para que mais essa conquista se concretize para Pouso Alegre e região o mais rápido possível”, informa.

Os esforços da Secretaria Municipal de Saúde se concentram hoje em duas frentes. A primeira delas baseia-se no aprimoramento da atenção básica à saúde, com investimentos em infraestrutura, reformulação de processos administrativos e de base de dados, contratação e treinamento de pessoal, aumento da cobertura da Estratégia de Saúde da Família, inclusão do município em novos programas do governo federal.

A outra frente é justamente os procedimentos de alta complexidade. “Pouso Alegre possui uma excelente estrutura de saúde nos setores público e privado. Com trabalho e estratégia podemos levar um atendimento eficaz, qualificado e cada vez mais humano aos pouso-alegrenses. Nesse caminho, sediar na cidade centros de saúde de alta complexidade como a oncopediatria tende a fazer da cidade uma referência”, esmiúça Dr. Luiz Augusto.

Casal de médicos especializados em oncologia e atuantes em todas as frentes que propõem melhorias para o segmento na cidade, a Dra. Emanuella Vacarezza e o Dr. Carlos Eduardo Kersul participam do passo a passo do credenciamento. “O combate ao câncer infantil é uma trincheira em que todos precisamos lutar. A oncopediatria será um marco para a pediatria da região”, se entusiasma Emanuella, especialista na patologia. Para o médico Carlos Eduardo, diretor do departamento de oncologia do HCSL, o atendimento oncológico infantil reforça a estrutura de tratamento no município. “Estamos construindo um centro de referência que fará a diferença na vida de muitas pessoas”, considera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...