Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO DA SAÚDE LIBERA CREDENCIAMENTO PARA ONCOPEDIATRIA EM POUSO ALEGRE

O secretário nacional de Atenção à Saúde Helvécio Magalhães deu o sinal verde para que a cidade possa tratar o câncer infantil. A liberação atende ao pedido de uma frente de mobilização formada pelo deputado Odair Cunha, o prefeito Agnaldo Perugini, o vice-prefeito Mário Lúcio Mattozo, o secretário de Saúde Luiz Augusto e o vereador Rafel Huhn
A comitiva formada pelo deputado federal Odair Cunha (PT), o vice-prefeito Mário Lúcio Mattozo, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Augusto e os médicos Carlos Eduardo Kersul e a Emanuella Vacarezza chegaram ansiosos à sala do secretário nacional de Atenção Básica à Saúde, Helvécio Magalhães (PT). Em jogo, o destino de milhares de crianças com câncer de 54 municípios do Sul de Minas. Ao final do encontro, o grupo comemorou mais uma liberação do governo federal para Pouso Alegre e região, que passarão a contar com um centro de oncopediatria, local especializado no tratamento do câncer infantil.

A oncopediatria funcionará no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) e, a exemplo do que já ocorre com o centro de oncologia, que passou a funcionar no hospital em meados de 2012, servirá de referência para mais de 1,5 milhão de pessoas de 54 municípios da microrregião de Pouso Alegre. “O câncer é uma das doenças que mais assustam e fragilizam as pessoas. O impacto dela sobre os jovens é ainda mais devastador. Obter do Ministério da Saúde o aval para que possamos oferecer às nossas crianças todos os recursos médicos possíveis é algo que nos deixa muito alegres”, comemora o vice-prefeito Mário Lúcio Mattozo.

O estrago provocado pelo câncer na população de 0 a 18 anos fica evidente nas estatísticas do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Segundo o órgão, ele é a segunda maior causa de mortes nesta faixa etária. “Até então, os jovens de Pouso Alegre e região que precisavam de tratamento oncológico precisavam recorrer a centros distantes. Oferecer esse tratamento próximo de suas casas, de suas famílias garante mais qualidade de vida em um momento tão difícil”, analisa o vereador Rafael Huhn.

Alta complexidade
Desde o segundo semestre de 2012, esta é a terceira liberação do Ministério da Saúde para implantação de procedimentos de alta complexidade em Pouso Alegre. O primeiro deles, o centro oncológico, foi anunciado em junho pelo ministro da pasta, Alexandre Padilha. Em outubro, foi a vez das cirurgias endovasculares agregarem valor ao mapa de procedimentos complexos. “Agora, com a oncopediatria, prosseguimos na caminhada que nos propusemos de revolucionar a saúde em Pouso Alegre”, assinala o prefeito Agnaldo Perugni.

Ponte política essencial de Pouso Alegre em Brasília, o deputado federal Odair Cunha avalia que a oncopediatria é um serviço de saúde fundamental para a região. “Estamos empenhados junto ao Ministério da Saúde para que mais essa conquista se concretize para Pouso Alegre e região o mais rápido possível”, informa.

Os esforços da Secretaria Municipal de Saúde se concentram hoje em duas frentes. A primeira delas baseia-se no aprimoramento da atenção básica à saúde, com investimentos em infraestrutura, reformulação de processos administrativos e de base de dados, contratação e treinamento de pessoal, aumento da cobertura da Estratégia de Saúde da Família, inclusão do município em novos programas do governo federal.

A outra frente é justamente os procedimentos de alta complexidade. “Pouso Alegre possui uma excelente estrutura de saúde nos setores público e privado. Com trabalho e estratégia podemos levar um atendimento eficaz, qualificado e cada vez mais humano aos pouso-alegrenses. Nesse caminho, sediar na cidade centros de saúde de alta complexidade como a oncopediatria tende a fazer da cidade uma referência”, esmiúça Dr. Luiz Augusto.

Casal de médicos especializados em oncologia e atuantes em todas as frentes que propõem melhorias para o segmento na cidade, a Dra. Emanuella Vacarezza e o Dr. Carlos Eduardo Kersul participam do passo a passo do credenciamento. “O combate ao câncer infantil é uma trincheira em que todos precisamos lutar. A oncopediatria será um marco para a pediatria da região”, se entusiasma Emanuella, especialista na patologia. Para o médico Carlos Eduardo, diretor do departamento de oncologia do HCSL, o atendimento oncológico infantil reforça a estrutura de tratamento no município. “Estamos construindo um centro de referência que fará a diferença na vida de muitas pessoas”, considera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSELHO DA UFLA APROVA CRIAÇÃO DE NOVOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) emitiu a Portaria Reitoria nº 886 , de 5 de dezembro de 2025, aprovando favoravelmente a criação de 11 cursos de graduação, conforme deliberação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Os cursos incluem Enfermagem , Terapia Ocupacional , Fonoaudiologia , Inteligência Artificial , Sistemas para Internet , Segurança Cibernética , Jogos Digitais , Viticultura e Enologia , Tecnologia em Automação Industrial , Gestão Financeira e Ciências Sociais . A proposta será encaminhada ao Conselho Universitário (CUNI) para deliberação final. A portaria foi assinada pelo Reitor em exercício Jackson Antonio Barbosa .

VIGILÂNCIA SANITÁRIA INTENSIFICA FISCALIZAÇÕES PARA PREVENIR O COMÉRCIO DE BEBIDAS IRREGULARES

A Vigilância Sanitária de Varginha está realizando uma ação intensiva de fiscalização em distribuidoras e mercados da cidade para prevenir a comercialização de bebidas adulteradas e irregulares. Até o momento, foram apreendidas bebidas com prazo de validade vencido e sem procedência, mas nenhum caso de bebida falsificada ou adulterada foi identificado no município. Cinco equipes da VISA estão vistoriando 40 estabelecimentos, com foco em bebidas destiladas como cachaças, vodcas, whiskies e gins. A ação faz parte do trabalho preventivo da Secretaria Municipal de Saúde para proteger o consumidor e garantir produtos seguros. Dica importante: Antes de comprar, verifique o lacre e o rótulo, desconfie de preços muito baixos e, em caso de dúvida, entre em contato com o fabricante pelo SAC informado na embalagem. 📞 Denuncie bebidas suspeitas! Vigilância Sanitária de Varginha Telefone: (35) 3690-2204 Site: visavarginha.com.br/index.php/denuncias/

PROJETO CRIA RECEBE PRÊMIO DO ESPORTE MINEIRO 2017

O assessor do reitor para Assuntos de Parcerias, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, esteve na solenidade para receber o Prêmio O Projeto Cria (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), idealizado e coordenado pelo professor de Educação Física Fernando de Oliveira, recebeu nesta semana o “Prêmio do Esporte Mineiro 2017”, concedido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Esportes (Seesp).  A solenidade de premiação ocorreu no auditório da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, e contou com a participação de distintos atletas e autoridades.   Além de esportistas, o evento também premiou membros da sociedade civil, gestores municipais e entidades que se destacaram nos programas esportivos do Governo de Minas Gerais no decorrer de 2017 e/ou que contribuíram com o fomento do esporte no estado. Para o professor Fernando é uma satisfação obter essa homenage...