Pular para o conteúdo principal

PARECER PRÉVIO APROVA CONTAS DA GESTÃO DO EX-PREFEITO JOÃO BATISTA SOARES

Governador Anastasia cumprimenta procuradores do Ministério Público 
junto do Tribunal de Contas. 
Na foto, a segunda da esquerda para direita,
é a procuradora Cristina Melo, que é ex-procuradora do Estado 
e ex-servidora da Secretaria de Estado de Casa Civl e Relações Institucionais
Em sessão do último dia 12 de março, a Primeira Câmara do Egrégio Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) emitiu parecer prévio pela aprovação das contas do ano 2000 da gestão do ex-prefeito de Lavras, no Sul de Minas, João Batista Soares da Silva.  O tribunal emititou o parecer com recomendações constantes do voto do conselheiro relator do processo, José Alves Viana. Foi vencido em parte o voto do conselheiro Sebastião Helvécio.

Após análise da Auditoria (fls. 93/95), feito pelo auditor Edson Antônio Arger, do Ministério Público de Contas (fls. 96) e do órgão técnico novamente, a respeito da aplicação das verbas do FUNDEF (fls. 100/109), vieram os autos ao Ministério Público de Contas para manifestação conclusiva, nos termos do art. 32, inciso IX, da Lei Complementar n. 102, de 17 de janeiro de 20081, e art. 61, inciso IX, „a‟, do Regimento Interno do TCE (Resolução n. 12, de 19 de dezembro de 2008)2.

Em seu parecer, a procuradora do Ministério Público junto do Tribunal de Contas (MPTC), Cristina Andrade Melo, lembrou que "no tocante ao índice constitucional relativo à educação, o qual deverá ser apreciado especialmente nos presentes autos, apurou-se que, no exercício em análise, o Município observou o disposto no art. 212 da CR/88. Os dados informados no SIACE indicam aplicação de 27,33% da receita base de cálculo na manutenção e desenvolvimento do ensino (fls. 26)".

Cristina Melo enfatizou que "ante o exposto, com fulcro nos dados lançados no sistema informatizado SIACE pelo próprio agente responsável e na análise feita pelo órgão técnico deste Tribunal, OPINA o Ministério Público de Contas pela emissão de parecer prévio pela rejeição das contas municipais, nos termos do art. 45, inciso III, da Lei Orgânica do TCE/MG", conforme o seu parecer.

A procuradora recomendou à Câmara Legislativa, "quando do julgamento das presentes contas, que assegure ao Prefeito Municipal a prerrogativa da plenitude de defesa e contraditório, em observância ao comando normativo disposto no art. 5º, inciso LV da CR/88, conforme entendimento exarado pelo Supremo Tribunal Federal no RE 682.011/SP".

A 5ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara foi realizada no Palácio Ruy Barbosa e presidida pelo conselheiro Sebastião Helvecio. Estiveram presentes os conselheiros Wanderley Ávila e José Alves Viana, o auditor Hamilton Coelho, a procuradora do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas Cristina Andrade Melo e a secretária Letícia Rezende Paiva. Convocado o auditor Hamilton Coelho para composição de quórum e para atuação em casos de impedimento ou suspeição, nos termos do art. 29, § 1º da Resolução 12/2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...