Pular para o conteúdo principal

DIA DO DESAFIO

A Prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, pela primeira vez participará do Dia do Desafio. O evento, que é uma realização do SESC, foi criado no Canadá, sendo difundido no mundo inteiro pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha. Segundo o secretário Alan Carlos da Silva, o evento tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, visando o bem estar e a saúde. O Dia do Desafio é coordenado pelo SESC desde 2000 e envolve parcerias com o poder público, sociedade civil, entidades classistas e empresas, entre outros.

No Dia do Desafio, que acontecerá em 29 de maio, Uberaba competirá com Macapá, conforme sorteio realizado esta semana. Neste dia, todas as atividades físicas que ocorrerem nas escolas, academias particulares, academias ao ar livre, e outros, serão contabilizados e registrados. Ao final do dia, por volta das 21h o resultado é anunciado e a cidade que conseguiu o maior percentual de participantes, em relação ao seu número de habitantes é declarada vencedora.

Lembrando que o foco do evento é a mobilização popular para a atividade física, o secretário lembra que a pasta promoverá reuniões com as entidades educacionais, academias e empresas e outras entidades, visando à participação das mesmas, no intuito de sensibilizar as pessoas para praticarem, pelo menos, 15 minutos de exercício no Dia do Desafio. “A competição é importante, mas o principal objetivo é que as pessoas percebam a importância do exercício físico, de se movimentar”, disse Alan.

Atividades – De acordo com a programação, poderão ser registradas as seguintes atividades: Caminhada, ciclismo, corrida, futebol, basquete, vôlei, tênis, exercícios em empresas, gincanas, jogos e brincadeiras de movimento, aulas de dança, atividades aquáticas, práticas corporais (yoga, pilates, tai chi chuan, Lian gong, entre outros) e artes marciais.

Registro – De acordo com o Alan, nos próximos dias a equipe de smel divulgará como será feito o registro das atividades por Uberaba, que podem ocorrer de várias formas, como e-mail, telefone 0800 ou por outros contatos da prefeitura. Cada cidade adota um sistema de anotação de resultados. O resultado final do desafio será divulgado pela prefeitura e também no site do Dia do Desafio – diadodesafio.com.br. Em 2012 participaram os seguintes países do continente americano: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Ilhas Falkland, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Adversário – A cidade de Uberaba competirá com Macapá que, segundo dados do IBGE, tem população de 415.554 habitantes, sendo a 53ª cidade mais populosa do Brasil e a 5ª cidade mais populosa do norte.

História do Dia do Desafio - Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2010, o evento completou 15 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...