Pular para o conteúdo principal

EM BOA ESPERANÇA, 30 FAMÍLIAS DO CAMPO TERÃO CASA PRÓPRIA

Com o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do governo federal, 30 famílias da zona rural de Boa Esperança serão beneficiadas com a construção da casa própria. Na manhã da última quinta-feira, 2, os beneficiários assinaram contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) para início das obras. O programa implantado no município por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Lago de Furnas (Adeslago) conta com o apoio do deputado federal e vice-líder do Governo no Congresso Nacional, Odair Cunha (PT-MG).

O PNHR foi criado em 2009 durante o Governo Lula e consiste na reforma, ampliação ou construção de casas na zona rural. A contrapartida das famílias dorenses atendidas pelo PNHR é de apenas quatro parcelas anuais de R$ 285,00, sendo que o primeiro pagamento é feito somente um ano após a assinatura do contrato, o restante da casa é financiado pelo governo federal com recursos do Orçamento Geral da União (OGU).

A Prefeitura de Boa Esperança informou que as obras devem ter início dentro de 20 dias e o prazo para entrega das unidades habitacionais é de seis meses. Os beneficiários do primeiro grupo são moradores das comunidades rurais: Barro Preto, Costas, Felícias, Sapé, Serra Azul e Laje. Segundo a Prefeitura outros nove grupos serão contemplados para atender as demais comunidades rurais do município. “Esse projeto é um compromisso nosso com a zona rural toda de Boa Esperança. Durante esse ano, nós vamos fazer o possível para ver se alavancamos todo o município de Boa Esperança, para que a zona rural seja contemplada pelo PNHR”, afirmou o prefeito de Boa Esperança, Antônio Carlos Vilela (Tonho do Posto).

A representante de Furnas Centrais Elétricas, Geisa Teixeira, presente no evento, destacou a importância da união de forças para mais esta conquista para o município. “Estamos aqui celebrando um grande fato, uma conquista tão importante para a comunidade do Barro Preto e, automaticamente, para Boa Esperança. E para isso é importante que estejamos unindo forças, unindo a boa vontade do nosso prefeito, unindo a capacidade do nosso deputado Odair Cunha, para que o homem da zona rural continue no campo de uma forma digna”.

Para o deputado Odair Cunha a assinatura dos contratos do PNHR marca mais um avanço em prol da qualidade de vida do homem da zona rural.“É um conjunto de iniciativas que a gente tem buscado desenvolver para melhor a vida do nosso povo, da nossa gente na cidade e na zona rural. Por isso, a gente fica feliz de estar aqui com vocês na assinatura desses 30 contratos que, com certeza, garantirão mais qualidade de vida para as famílias do campo”. Na ocasião, o deputado ainda parabenizou o empenho dos funcionários da Caixa para que o projeto se concretizasse.

Ainda participaram da cerimônia de assinatura dos contratos o gerente da Caixa de Boa Esperança, Cláudio Santos, presidente da Adeslago, Edinei Naves, o coordenador do projeto, Wallyson Nascimento, diretor de Habitação, Ricardo Banterli, assistente social, Lúcia, engenheiro Sebastião Dutra de Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Moreira, vereador Darlei Antôno Aureliano, vereador José Cândido dos Reis Silva, vereador Neliton Messias Martins e o presidente da Associação dos Moradores da Comunidade do Barro Preto, José Afonso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECURSOS DE ACORDO FIRMADO ENTRE MP E A GERDAU IRÃO GARANTIR RESTAURAÇÃO DA ROTUNDA

Em cumprimento a Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Gerdau realizou a transferência de R$ 2.948.500,00 para a restauração da rotunda ferroviária de Ribeirão Vermelho, importante patrimônio histórico tombado pelo Estado. A iniciativa, projeto "Preservar para conhecer, conhecer para preservar - narrar, restaurar e recriar a Rotunda Ferroviária de Ribeirão Vermelho", visa à restauração da rotunda ferroviária e a promoção de atividades de engajamento comunitário e educação patrimonial em Ribeirão Vermelho. Será executada pela Associação Arquitetas Sem Fronteiras (ASF Brasil), e as obras começam em 15 de setembro, com previsão de conclusão em 14 meses. Patrimônio centenário A rotunda ferroviária é uma edificação circular de 75 metros de diâmetro, construída entre 1895 e 1897. Com materiais nobres importados da Escócia e da França, serviu como principal instalação de manutenção da Estrada Férrea Oeste de Minas, e continu...

PREFEITOS DO SUL DE MINAS ASSINAM ACORDO INÉDITO PARA CRIAÇÃO DE SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO

Encontro promovido pelo Sebrae Minas e Governo do Estado reúne seis municípios e cerca de 150 lideranças regionais para formalizar a cooperação intermunicipal e instituir comitê integrado de inovação Com o apoio do Sebrae Minas e do Governo do Estado, os prefeitos de Varginha, Lavras, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Poços de Caldas e Pouso Alegre assinam, no dia 4 de setembro, em Pouso Alegre, o acordo de cooperação intermunicipal para a criação do Sistema Regional de Inovação (SRI) do Sul de Minas. Inédita no estado, a iniciativa inaugura uma agenda conjunta entre os municípios para o fomento à inovação e o fortalecimento do desenvolvimento econômico sustentável na região. O SRI é resultado de uma articulação iniciada em 2024 pelo Sebrae Minas e pelo Governo do Estado, com o propósito de integrar representantes do poder público, setor privado, instituições de Ensino Superior e sociedade civil. Além da assinatura do acordo, o encontro marcará a constituição do primeiro comitê govername...

REGIÃO SUL DE MINAS REGISTROU 14.315 ADMISSÕES EM JULHO, SEGUNDO DADOS DO CAGED

No período, Brasil registrou 2,2 milhões de admissões, sendo 82,6 mil contratações temporárias A região do Sul de Minas registrou 14.315 admissões no mês de julho, de acordo com os dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número de demissões foi de 14.794 no período. Do total de contratados, 56,02% eram homens e 43,98% eram mulheres. Sobre a escolaridade, os dados mostram que 66,34% dos admitidos tinham ensino médio completo, 8,77% ensino médio incompleto e 7,64% superior completo Em relação à faixa etária, o Caged aponta que 27,75% do total de pessoas tinham idades entre 18 e 24 anos, 24,41% entre 30 e 39 anos e 17,32% entre 40 e 49 anos. No período, o setor que mais contratou na região foi Serviços (41,01%), seguido pelo Comércio (26,81%) e Indústria (20,82%). Em todo o Brasil, foram 2.251.440 admissões, 2.121.665 desligamentos e saldo positivo de 129.775 empregos formais. O setor que mais contrato...